domingo, 27 de março de 2016

Centenas de trabalhadores da Arcelor Zumarraga mobilizaram-se frente à Deputação Foral

Dando sequência às mobilizações contra o encerramento da fábrica da Arcelor Mittal em Zumarraga e a recolocação de trabalhadores noutras fábricas do grupo, ontem à tarde centenas de trabalhadores concentraram-se frente à Deputação Foral de Gipuzkoa, em Donostia, sob o lema «Por una política industrial real, Arcelor Mittal ez itxi».
Os operários, com os uniformes do trabalho vestidos, gritaram palavras de ordem como «Urkullu, despierta, el paro está en la puerta», «Jo, ta, ke, irabazi arte», «El pueblo, unido, jamás será vencido», «Administración, implicación» e, para fazer notar bem a sua presença em defesa do emprego e contra o encerramento anunciado pela multinacional, fizeram soar apitos e buzinas.

Em declarações à comunicação social, o dirigente sindical Leo Bote disse que, desde o anúncio do encerramento parcial da actividade da Arcelor Mittal em Zumarraga (Gipuzkoa), os representantes dos trabalhadores nunca mais tinham tido notícias da administração.

Agora, foram notificados para comparecer numa reunião na próxima terça-feira, mas não há acordo quanto ao local, uma vez que a representação sindical quer reunir-se na fábrica de Zumarraga e a administração pretende fazê-lo noutro local.

Os trabalhadores sabem que a empresa os quer colocar noutras fábricas do grupo - fala-se nas Astúrias e mesmo na Alemanha -, mas não estão dispostos a aceitar essa via e vão continuar a mobilizar-se. / Notícia com base na da Europa Press