domingo, 1 de janeiro de 2017

Carvão no Arcebispado de Iruñea em protesto pela apropriação de bens

A Plataforma de Defensa del Patrimonio Navarro / Nafarroako Ondarearen Defentsarako Plataforma voltou a entregar carvão ao Arcebispado de Iruñea [Pamplona], numa acção de protesto, que decorreu esta sexta-feira frente ao Palácio Episcopal, contra a apropriação de bens por parte da Igreja e para lhe exigir que devolva ao «povo o que é do povo».

A acção de protesto teve início com a chegada de quatro membros da plataforma mascarados de Olentzero e de reis magos, que exibiram uma faixa em que se lia «Mientras haya expropiación os traeremos carbón. Herriarena herriarentzat, ikatza gaiztoentzat» [o que é do povo para o povo, carvão para os maus].

Na ocasião, foi lido um comunicado em que se recordou que, de acordo com a nova Lei Hipotecária, «os bispos já não podem registar [as propriedades] a seu bel-prazer», mas também não devolvem aquilo a que deitaram mão, que é quase tudo».

Criticando o Governo navarro por ter atribuído 1 254 000 euros ao Arcebispado para a restauração do claustro da Catedral de Pamplona, instaram ainda os municípios navarros «a unir-se» e a coordenar-se nesta plataforma para «recuperar o património» que lhes foi roubado pela Igreja.

Finda a leitura do comunicado, o Olentzero despejou dois sacos de carvão frente ao Palácio Episcopal e os presentes cantaram vilancetes alusivos ao «roubo» e à exigência de devolução. / Ver: ahotsa.info e Diario de Noticias