quarta-feira, 30 de junho de 2010

Arquivam o processo contra as «peñas» por «apologia do terrorismo» nas vésperas dos Sanfermines

O arquivamento ocorreu horas depois de Barcina ter proferido umas declarações infelizes, segundo as quais as peñas já tinham sido condenadas e em que lamentava que as faixas deste ano fossem negras

Na segunda-feira, ao princípio da tarde, ficou-se a saber que o processo contra as peñas Armonía e San Fermín tinha sido arquivado. Como estarão recordados, depois da última edição dos Sanfermines, a Polícia Municipal, com o apoio da equipa governativa da CM de Iruñea, interpôs uma queixa por causa das faixas que ambas as peñas apresentaram no ano passado. Após vários meses durante os quais os presidentes das duas agremiações, bem como os autores das faixas, tiveram de depor como arguidos, o juiz acabou por decidir arquivar o processo. Confrontados com estes factos, as peñas San Fermín e Armonía Txantreana agradeceram todo o apoio que receberam e quiseram manifestar publicamente a sua «alegria» por verem terminada «esta difícil etapa».

Barcina já as tinha condenado
Precisamente na segunda-feira, Yolanda Barcina, autarca de Iruñea, referiu-se às faixas negras das peñas, afirmando sentir «muita pena» pelo facto de as peñas de San Fermín terem decidido levar faixas negras como forma de «protesto» contra os «entraves» da Câmara Municipal, isto por «duas peñas o ano passado terem sido condenadas por fazer apologia do terrorismo».
Da parte das Peñas Armonía e San Fermin exigiram uma «rectificação pública», por entenderem que «foi gravemente prejudicado o nome» das agremiações. «Apelamos ao povo de Iruñea para que desfrute dos Sanfermines de 2010 e que apoie mais que nunca todas as iniciativas populares que organizarmos, bem como os diversos colectivos da cidade», acrescentaram.
Fonte: apurtu.org