domingo, 13 de junho de 2010

Fazem chegar a Roma a denúncia da criminalização da juventude basca


A biscainha Zuriñe Gojenola e os navarros Fermín Martínez e Artzai Santesteban foram detidos pelos Carabinieiri na quinta-feira ao meio-dia, em Roma, quando distribuíam propaganda política em que se denunciava a criminalização da juventude basca, a escassos 50 metros do local em que o primeiro-ministro espanhol, Zapatero, se ia reunir com o seu homólogo italiano, Berlusconi.

Sobre os três jovens independentistas pende um mandado europeu de detenção emitido pelo juiz da Audiência Nacional espanhola Fernando Grande-Marlaska. Este último coordenou, em Novembro, a macro-operação contra o movimento juvenil basco, que se saldou com 34 detenções, mas na qual não foram detidos Zuriñe, Fermín e Artzai.

Na quinta-feira, diversos meios de comunicação noticiaram a convocatória que os três jovens independentistas teriam realizado em Roma, cujo objectivo seria dar uma conferência de imprensa às 13h em frente ao Parlamento italiano, na Praça Montecitorio. Pouco depois das 12h30 soube-se que os Carabinieri tinham efectivamente detido os três jovens bascos a escassos 50 metros do local anunciado para a conferência.

Mandado europeu de Grande-Marlaska
De acordo com as agências espanholas, as detenções verificaram-se na galeria comercial Alberto Sordi, na Via del Corso, quando os jovens distribuíam propaganda política contra a criminalização e a repressão que se abate sobre a juventude independentista basca.
Além da denúncia, os três jovens também pretendiam desafiar os estados francês e espanhol a procurar uma solução política e democrática para o conflito que mantêm com Euskal Herria.
Depois da detenção, não se soube para onde tinham sido levados os jovens bascos, havendo apenas a certeza de terem de enfrentar o mandado europeu emitido contra eles pelo juiz espanhol Fernando Grande-Marlaska. Na sexta-feira, no entanto, já se sabia que tinham sido encarcerados na capital italiana; Zuriñe Gojenola, na prisão de Rebbibia; Artzai Santesteban e Fermín Martínez, na prisão de Coeli.

Solidaridade
Cerca de 80 habitantes de Lekeitio (Bizkaia), de onde é natural Gojenola, concentraram-se à tarde para denunciar as detenções de Roma. No final do protesto, a Ertzaintza carregou sobre os congregados. Pela mesma razão, 65 pessoas mobilizaram-se em Antsoain (Nafarroa).

Telleria em liberdade, a aguardar decisão judicial
Depois de pernoitar na esquadra da Polícia francesa em Baiona, Ion Telleria, jovem independentista detido na quarta-feira, foi conduzido ao Tribunal de Pau, onde o juiz decidiu que aguardasse em liberdade pelo julgamento, que terá lugar na próxima terça-feira. Então, o magistrado deverá tomar uma decisão sobre o mandado europeu emitido pelo juiz da Audiência Nacional espanhola Fernando Grande-Marlaska.
Telleria, natural de Idiazabal (Gipuzkoa) mas residente há alguns meses em Urruña (Lapurdi), onde trabalha como locutor da Info7 Irratia, foi detido na quarta-feira de manhã, quando circulava de bicicleta nos arredores de Senpere.
Nestes dias, apesar de estar «livre», Telleria não poderá sair de casa excepto para ir trabalhar ou para ir à esquadra da Polícia francesa de Donibane Lohizune, onde terá assinar todos os dias.
Fonte: Gara e Gara