quinta-feira, 17 de junho de 2010

A AHT Gelditu! Elkarlana apela à «máxima participação popular» na manifestação de Bilbau


A coordenadora que se opõe ao Comboio de Alta Velocidade, AHT Gelditu! Elkarlana, fez um apelo à «máxima participação popular» na manifestação que convocou para este sábado em Bilbo com o lema «El TAV ya nos está hipotecando, AHT Gelditu!».

«Julgamos que a situação crítica em que estamos a entrar agora, uma vez que o Ministério do Fomento se viu obrigado a reconhecer o verdadeiro esbanjamento económico que está a fazer com o TGV, há-de conduzir ao fortalecimento da luta e ao relançamento da mobilização social pela paralisação das obras da «Y basca», afirmaram em Bilbau representantes da coordenadora AHT Gelditu! Elkarlana.

Fizeram um apelo à reflexão sobre «o absurdo» e a «falta de necessidade» destas grandes infra-estruturas que «constituem um desastre ecológico, socioeconómico e humano nos territórios que atravessam».

Lembram que o TGV afecta praticamente toda Euskal Herria, já que, «juntamente com a denominada 'Y basca', também nos querem impor o Corredor Navarro e a nova linha de alta velocidade Bordéus-Irun, que está a suscitar uma forte contestação social em Iparralde».
Fonte: Gara