domingo, 20 de junho de 2010

Milhares de pessoas apoiam jovens independentistas bascos que serão julgados na AN espanhola


Os 18 jovens independentistas, que vão a julgamento no final deste mês, acusados de pertencer à Segi, contaram com o apoio de milhares de pessoas, numa manifestação que decorreu ontem, em Donostia, em defesa de todos os projectos políticos e contra o regime de incomunicação e os julgamentos políticos

A marcha partiu às 17h30 do Boulevard donostiarra encabeçada por uma faixa com o slogan «Proiektu politiko guztien defentsan. Inkomunikaziorik ez! Epaiketa politikorik ez!», os elementos centrais das exigências e das críticas proferidas ao longo do percurso.

A reivindicação da independência e a denúncia da ilegalização de organizações independentistas marcaram a marcha, que contou com o apoio da esquerda abertzale, do EA, da Alternatiba, do Aralar e de sindicatos como LAB, Hiru, ESK, ELA e CNT, além de organizações juvenis como Gazte Abertzaleak, Gazte Independentistak, Iratzarri e Ikasle Abertzaleak, entre outras.

No final da manifestação sublinhou-se o carácter político do julgamento, que levará ao banco dos réus da Audiência Nacional espanhola 18 jovens independentistas.

Enquadraram o processo no «âmbito da repressão e das agressões contínuas contra a juventude independentista basca» e, depois de denunciar as «medidas de excepção» aplicadas, reclamaram que «todos os projectos políticos se possam desenvolver em liberdade».
Fonte: Gara via kaosenlared.net