sábado, 19 de junho de 2010

Rafa Díez continuará em liberdade, uma vez que cumpre as medidas


A Audiência Nacional espanhola confirmou na quarta-feira que Rafa Díez continuará em liberdade sob fiança, na medida em cumpre as medidas cautelares que o juiz Baltasar Garzón lhe impôs. Desta forma, o tribunal de excepção não dá provimento ao recurso da Procuradoria que solicitava o encarceramento do ex-secretário-geral do LAB. O tribunal sustenta que Rafa Díez cumpriu a obrigação de informar as autoridades, de quinze em quinze dias, sobre os cuidados prestados à sua mãe, de comparecer duas vezes por semana num tribunal e a proibição de abandonar o Estado espanhol. Para além do mais, no auto da sua libertação já se lançavam dúvidas sobre o encarceramento do sindicalista.
Permanecia na prisão desde Outubro do ano passado. Arnaldo Otegi, Arkaitz Rodríguez, Miren Zabaleta e Sonia Jacinto, presos na mesma operação, continuam na prisão. A AVT, o PP e o Procurador Geral do Estado, Cándido Conde-Pumpido, criticaram a decisão do tribunal de excepção.
Fonte: Gara

Acosso judicial da extrema-direita: a Dignidad y Justicia denuncia Tasio Erkizia
A associação de extrema-direita Dignidad y Justicia (DyJ) denunciou Tasio Erkizia na Audiência Nacional espanhola por ter afirmado num debate realizado na terça-feira passada em Barakaldo (Bizkaia) que «há mais razões que nunca para a luta armada, mas menos condições objectivas e subjectivas que nunca».
A luta armada «não tem futuro se não for capaz de virar o Estado do avesso e se o povo e a própria esquerda abertzale estiverem a sofrer, muitas vezes, mais com as acções da ETA que o próprio inimigo».
Os de extrema-direita afirmam que as palavras de Tasio poderiam constituir um delito de enaltecimento do terrorismo e humilhação às vítimas.
Fonte: SareAntifaxista