sábado, 26 de junho de 2010

Greve geral de 29 de Junho: a esquerda «abertzale» também adere


«A esquerda abertzale adere à greve e reclama soberania económica», de Amaia ZURUTUZA

As medidas que o Governo espanhol pretende aplicar aos trabalhadores e pensionistas bascos evidenciam, para a esquerda abertzale, a necessidade de Euskal Herria recuperar a soberania. Apela à mobilização no dia 29 de Junho.

Assim, a esquerda abertzale manifestou o seu apoio à greve geral convocada para a próxima terça-feira pela maioria sindical basca e salientou que, «face às graves medidas que se pretende aplicar aos trabalhadores e pensionistas», a exigência de soberania política e económica para Euskal Herria «é uma necessidade urgente».
Acompanhado de vários eleitos independentistas, o representante da esquerda abertzale nas Juntas de Araba, Aitor Bezares, referiu que a greve do próximo dia 29, bem como a que teve lugar na quinta-feira em Ipar Euskal Herria, são respostas às políticas económicas e sociais que os governos de Nicolas Sarkozy e de José Luis Rodríguez Zapatero adoptaram para abordar a actual crise económica, cuja responsabilidade, sublinhou, «é fruto, única e exclusivamente», do modelo neoliberal.
Notícia completa: Gara



Fonte: ezkerabertzalea.info