quarta-feira, 23 de junho de 2010

Os presos de Valdemoro estão há uma semana em greve de fome e perderam 7 quilos


O iruindarra Iker Araguas e o habitante de Errekalde Asier Kintana, encarcerados na prisão de Valdemoro, perderam sete quilos de peso devido à greve de fome que iniciaram na segunda-feira para protestar contra o regime de isolamento a que têm sido submetidos.
O preso político Patxi Uranga, por seu lado, viu-se forçado a abandonar o protesta por problemas de saúde. Na nota do Movimento pró-Amnistia precisam, contudo, que Uranga se manterá fechado enquanto os seus companheiros prossigam com a greve de fome.
Na segunda-feira, meia centena de moradores do bairro de Errekalde, em Bilbau, manifestaram a sua solidariedade a estes presos.

Por outro lado, o movimento anti-repressivo denunciou na segunda-feira as transferências a que têm sido submetido o preso basco Josu Amantes, que em dez meses foi enviado para três prisões diferentes.
A originalidade não é incompatível com a solidariedade e, assim, o mostraram 80 ciclistas de Hego Uribe (Bizkaia) que percorreram a comarca em favor dos direitos dos presos e exigindo a libertação dos que já cumpriram a pena e dos que se encontram doentes.

Para além disso, como todas as segundas-feiras, houve múltiplas concentrações; 41 pessoas juntaram-se em Iurreta; 55 em Ataun; 13 em Euba; 65 em Santurtzi; 78 em Ondarroa; 18 em Ordizia, tal como em Zaldibar; e 17 em Zaldibia e Otxarkoaga (Bilbo). Em Altza foram 29 e em Añorga 13, tendo os presentes, neste caso, afirmado que a Ertzaintza lhes atirou com um «viva españa» pelo megafone. Em Altsasu, no domingo concentraram-se 50 habitantes.
Fonte: Gara

A sentença do caso de Jon Telleria será conhecida na terça-feira
O mandado europeu emitido pela Audiência Nacional espanhola contra Jon Telleria foi examinado ontem no Tribunal de Pau.
O jovem idiazabaldarra tomou a palavra e lembrou que nos últimos dois anos 200 jovens «foram encarcerados e torturados» por defenderem as suas ideias políticas. Por isso , pediu ao juiz que não aplique «leis injustas».
O procurador, por seu lado, defendeu a aprovação do mandado europeu, de acordo com a Kazeta.info. O juiz adiou para a próxima terça-feira a decisão sobre o caso.
Jon Telleria, locutor da Infozazpi, foi detido no dia 9 de Junho pela Polícia francesa nos imediações do lago de Senpere. No dia seguinte, deixaram-no seguir em liberdade, sujeito a medidas de coacção.
Fonte: Gara e kazeta.info

EA acusa Ares de atacar as vítimas ao retirar a placa de Azkoitia
O Eusko Alkartasuna apresentou no Parlamento de Gasteiz uma bateria de perguntas em que pede explicações ao conselheiro do Interior, Rodolfo Ares, sobre os motivos que o levaram, no sábado, a mandar tirar uma placa que evocava três habitantes de Azkoitia, entre eles a primeira vítima mortal dos GAL, Ramón Oñederra.
No entender desta formação, a acção da Ertzaintza deixa bem claro que para Lakua «as vítimas não são todas iguais»; «algumas delas não só são esquecidas, como atacadas, porque o que se passou em Azkoitia é um verdadeiro ataque às vítimas do terrorismo dos GAL», afirmam na nota emitida.
Por tudo isso, o EA entende que o Governo de Gasteiz «deve rectificar e devolver a placa». Além disso, considera que, «se não for ele a fazê-lo, terá de ser o próprio povo».
Fonte: Gara