terça-feira, 15 de junho de 2010

A Quinzena da Batalha de Noain começará no dia 17 com um debate sobre história de Navarra


A primeira edição da Quinzena da Batalha de Noain começará na próxima quinta-feira com um debate sobre história de Navarra, pela mão da Nabarralde. Os membros desta associação irão apresentar a iniciativa Nafarroa Bizirik e projectar um documentário sobre a conquista de Navarra, sobre a qual se irão assinalar 500 anos em 2012. O encontro terá lugar na Escuela de Música de Noain, no dia 17, pelas 20h00.

As jornadas, organizadas pela Gau Eskola e uma nova iniciativa chamada Noaingo Bataila Gogoan taldea, prosseguirão com uma interessante mesa-redonda em que irão participar pessoas bastante conhecidas: Maiorga Ramirez, Txelui Moreno e Aritz Romero.

Estes ponentes irão debater as consequências da conquista de Navarra na história e as oportunidades que o povo navarro tem para voltar a ser soberano. A mesa-redonda terá lugar no dia 24 de Junho às 20h00 na Casa de Cultura de Noain. Após a conferência, haverá um lunch na Txarrantxulo elkartea, onde se poderá continuar a dialogar com os ponentes.

Para terminar esta Quinzena, no dia 27, às 9h00, vamo-nos reunir na Txarrantxulo elkartea para almoçar e ganhar forças, para depois partir em kalejira em direcção às Getze (Salinas), onde nos juntaremos à marcha da Nabarralde, que unirá esta localidade a Iruñea.




Fonte: nafarroan.com