quarta-feira, 23 de junho de 2010

Os surfistas de Uribe Kosta fazem-se à onda do processo democrático e exigem respeito por todos os direitos


Itsasoruntz, a iniciativa criada por surfistas de Uribe Kosta em 2006, voltou a entrar em cena para «dar um pequeno empurrão ao processo que há-de trazer a solução para o conflito para este povo». Aconteceu no sábado passado e nas águas do rio Ibaizabal.

Quando passavam junto ao museu Guggenheim, dez surfistas atiraram-se à água para exibir, a partir das suas pranchas, ikurriñas e bandeirolas com o seu logo, e assim atrair a atenção dos transeuntes. Foram três as solicitações que ali fizeram: diálogo e acordo de todas as partes, em toda Euskal Herria e para todos os cidadãos bascos, sem nenhum tipo de exclusão; respeito e garantia dos direitos civis e políticos, assim como de todos os direitos individuais e colectivos.

A Itsasoruntz considera que a solução para o conflito que Euskal Herria vive está «nas nossas mãos», pelo que insta a que se dê primazia ao trabalho em comum, passando por cima das diferenças.

Instigam todos os cidadãos e cidadãs a «criar as condições necessárias para que o processo comece a andar»; «O processo somos nós, o povo», afirmam decididos, ao mesmo tempo que consideram que «a força de hoje pode evitar as lágrimas de amanhã».

A iniciativa foi criada em 2006, num contexto em que a esperança da mudança estava também muito presente na sociedade basca e com o fim de juntar apoios a favor de um processo de resolução. Esta contribuição dos amantes do surf foi bem acolhida pela sociedade, mas, como precisam na nota enviada os meios de comunicação, «a situação mudou de direcção e tivemos que ir para terra, esperar por melhores ondas».
A situação actual fê-los retomar o caminho e garantem que o que se passou no sábado foi apenas o princípio.
Fonte: Gara