quinta-feira, 10 de junho de 2010

Pittu, membro da apurtu.org, entrevistado na Infozazpi Irratia


Pittu - a apurtu.org prepara um documentário sobre a face oculta da dispersão
http://www.info7.com/2010/06/08/apurtuorg-prepara-un-documental-sobre-la-cara-oculta-de-la-dispersion/

Pittu, membro deste site, fala do projecto, que dará a conhecer o lado mais humano das pessoas que sofrem a política penitenciária espanhola e francesa; começará a ser gravado já neste fim-de-semana, na marcha a Puerto, e , em princípio, estará concluído a tempo da Feira de Durango.

Jon Telleria detido pela Polícia francesa em Lapurdi
O jovem independentista e locutor da Info7 foi detido pela Polícia francesa ontem de manhã nos arredores de Senpere, segundo divulgou a AFP - inicialmente pensava-se que a detenção se verificara em sua casa, em Urruña – tendo sido depois conduzido ao Tribunal de Pau.
A detenção ocorre na sequência de um mandado de detenção emitido pela Audiência Nacional espanhola e está relacionada com a operação policial levada a cabo contra a juventude independentista em Novembro do ano passado, altura em que tentaram deter o idiazabaldarra Jon Telleria, mas sem o ter encontrado em casa.
Nos últimos meses, viveu em Urruña (Lapurdi), e fazia uma vida pública. Entre outras coisas, apresentava um programa noticioso vespertino na Info7 Irratia.
O diário Gara informou que estava prevista para ontem, às 19h, uma concentração de protesto em Urruña.
O mesmo diário diz também que, relativamente a Olatz Izagirre, cuja situação era para ser decidida ontem, em virtude de mais um MDE emitido pela Audiência Nacional espanhola, o Tribunal de Pau adiou a decisão para a próxima terça-feira, dia 15.
Fonte: Gara e askatu.org