quinta-feira, 21 de abril de 2011

A AN revoga a libertação de Antton Troitiño e decreta a sua detenção

A Audiência Nacional espanhola decidiu revogar a libertação de Antton Troitiño e decretou um mandado de busca e captura.
De acordo com a Efe e a Europa Press, os juízes Alfonso Guevara, Gullermo Ruiz Polanco e Ángeles Barreiro assinaram um novo auto, no qual, em vez de retirar os seis anos de prisão preventiva ao limite de 30 anos de prisão, os descontam nas penas acumuladas pelo morador de Intxaurrondo (Donostia), fixando a sua data de libertação em 17 de Janeiro de 2017.
A Sala do tribunal especial era para se reunir a 25 de Abril para estudar o recurso interposto pela Procuradoria contra a libertação de Troitiño, mas a pressão mediática foi demasiada, nesse país que é Espanha.
Troitiño saiu da prisão no passado dia 13 de Abril, no mesmo dia que Jose Mari Sagardui, Gatza. Meios de comunicação, partidos e sectores de direita apressaram-se a carregar contra os tribunais espanhóis e a exigir que fosse novamente encarcerado. Fonte: Gara

Ver também: «O tribunal que decretou a libertação de Troitiño ordena agora a sua detenção», de Txisko FERNÁNDEZ

Editorial do Gara: «La caricatura de un Estado de Derecho»

Arnaldo Otegi vai continuar na prisão pelo «caso Bateragune»
Arnaldo Otegi vai continuar na prisão apesar de a Audiência Nacional espanhola ter decidido pô-lo em liberdade no processo das herrikos. O dirigente abertzale vai continuar encarcerado em função do denominado «caso Bateragune».
VERe: Gara via kaosenlared.net / Auto na íntegra

Pediram colaboração ao jovem Nestor Silva à saída da prisão e pouco depois
Telefonaram para casa dos pais para marcar um encontro, mas o ex-preso não apareceu. Ele acredita tratar-se de um polícia que participou na sua detenção.

Queixa apresentada (cas; aparece a situação descrita)

Fonte: askatu.org / Notícia mais desenvolvida: Gara