Quando da chegada da Korrika a Donostia, o secretário-geral do EA, Pello Urizar, e o da Alternatiba, Oskar Matute, afirmaram que ontem iriam apresentar cerca de 300 candidaturas do Bildu, para participar na contenda eleitoral do próximo dia 22 de Maio.
Tanto Urizar como Matute criticaram também as declarações que têm vindo a ser realizadas por dirigentes do PP e do PSOE no que respeita à vigilância sobre esta coligação, algo que, na opinião de Urizar, tem origem no «medo» do Estado em relação «ao soberanismo e ao independentismo».
«As declarações têm vindo a provocar medo, mas estamos tranquilos porque temos o compromisso de fazer todo o percurso dentro da lei», disse Urizar, que afirmou ainda que, para anular as listas desta coligação, «vai ser à base da invenção de provas».
Fonte: boltxe.info
«Urizar reitera que não existe uma única prova para impugnar as listas do Bildu» (Gara)
O secretário-geral do EA, Pello Urizar, insistiu que todos os candidatos do Bildu vão cumprir a lei e vão firmar um "decálogo ético" que reflecte a sua aposta nas vias pacíficas. A coligação registou ontem cerca de 300 candidaturas.«Martin Garitano, Iñaki Agirrezabalaga, Judit García e Gurutze Baztarrika, cabeças-de-lista do Bildu em Gipuzkoa» (Gara)