sábado, 16 de abril de 2011

«Ongi etorri, "Gatza"»: O Movimento pró-Amnistia apela à mobilização, hoje, em Zornotza

Depois de o Governo de Lakua ter proibido as mobilizações convocadas por ocasião da libertação de Gatza, o Movimento pró-Amnista fez um apelo aos cidadãos para que estejam presentes hoje à tarde em Zornotza e participem na «mobilização pacífica» que irá ter lugar na localidade.
Presoak kalera, amnistia osoa!
VER: Gara / Comunicado de imprensa do AAM, aqui (eus).


Igor Esnaola foi posto em liberdade, Aitor Esnaola e Lander Etxeberria continuam incomunicáveis
De acordo com informações avançadas pelo diário Gara, a Guarda Civil deixou seguir em liberdade Igor Esnaola, ontem às 18h00, depois de ter permanecido incomunicável desde que foi detido, na terça-feira passada, em Legorreta, juntamente com o seu irmão Aitor.
Fontes familiares afirmaram ao Gara que Igor foi deixado em liberdade sem recursos para se poder pôr em contacto com as pessoas que lhe são próximas.
Quanto a Aitor Esnaola, continua incomunicável em poder da Guarda Civil, tal como Lander Etxeberria, natural de Villabona e detido ontem em Bera, segundo fez saber o Movimento pró-Amnistia. O Gara afirma que o primeiro deve ser presente amanhã a um juiz do tribunal de excepção espanhol.
Enquanto Lander estiver incomunicável, haverá mobilizações em Villabona.
Por outro lado, Oier Moreno e Itziar Gómez, detidos no sábado passado no Estado francês, foram encarcerados em Villepinte e Fresnes, respectivamente, depois de serem presentes a um tribunal de Paris.
Notícia completa: Gara, askatu.org e askatu.org / Na foto: manifestação de apoio a Lander, em Villabona.

Conferência de imprensa, moção e manifestação contra a violência da Ertzaintza em Sopela
Na sequência do ataque da Ertzaintza aos presentes na recepção de boas-vindas a Gabi Basañez e Ion Etxegarai, no dia 4 de Abril, em Sopela, signatários do Acordo de Gernika naquela localidade biscainha deram uma conferência de imprensa, na terça-feira passada, precisamente para denunciar a violência exercida pela Polícia autonómica, que provocou quatro feridos (dois dos quais tiveram de ser levados para o hospital) e identificou diversas pessoas, sendo Ion uma delas. Assim, convidaram os cidadãos a estarem presentes na sessão plenária da Câmara Municipal que ia ter lugar esta quinta-feira e a participarem numa manifestação, convocada para o mesmo dia, às 20h00. / Fonte: ukberri.net via etengabe
Fotos da convocatória e das marcas de repressão policial: ukberri.net

Na sessão de câmara desta quinta-feira, foi aprovada quase por unanimidade uma moção contra a atitude da Ertzaintza. Todos os vereadores de todos os partidos, incluindo o PSE-EE, votaram contra a actuação «desproporcionada» da Ertzaintza; só o vereador do PP votou em sentido contrário. Nesse sentido, «repudiaram» a referida conduta e exigiram aos superiores «responsabilidades e o esclarecimento dos acontecimentos». Esta moção, aprovada esta quinta-feira na CM de Sopela, vai ser entregue aos comandos da Ertzaintza. Por outro lado, no final da sessão de câmara, cerca de 85 pessoas participaram numa manifestação pelas ruas da localidade biscainha, com o lema «PSOE-PP biolentzia gehiagorik ez!».
Fonte: ukberri.net via etengabe

O Estado francês entregou Aitziber Plazaola a Espanha
Aitziber Plazaola, sobre quem pendia um mandado europeu decretado pelo juiz da Audiência Nacional espanhola Fernando Grande-Marlaska, foi ontem entregue às autoridades espanholas.
Plazaola foi detida em Fevereiro último em Donibane Garazi juntamente com Beñat Lizeaga e Bergoi Madernaz, depois de ter estado encerrada uma semana na localidade baixo-navarra de Izpura.
Por outro lado, o Tribunal de Apelação de Pau decidiu entregar ao Estado espanhol Jon Goio Jiménez, para o qual também existia um mandado europeu de detenção decretado pela Audiência Nacional espanhola.
O tolosarra tem agora três dias para recorrer da decisão para o Tribunal de Cassação, que, por sua vez, terá 40 dias para tomar uma decisão.
Fonte: Gara