sábado, 16 de abril de 2011

Tensão em Zornotza, com agressões da Ertzaintza e seis pessoas retidas

Centenas e centenas de pessoas deslocaram-se a Zornotza, apesar de o Departamento do Interior de Lakua ter proibido o acto convocado contra as «condenações para toda a vida».

Jose Mari Sagardui, Gatza, recupera a liberdade depois de 31 anos preso

Em resposta à convocatória realizada por um grupo de moradores de Zornotza, centenas e centenas de pessoas estão-se a juntar na Praça Zelaieta, na localidade biscainha, para participar num acto contra as «condenações para toda a vida» aos presos políticos bascos.

Dezenas e dezenas de polícias autonómicos, apetrechados com material anti-motim, encontram espalhados por toda a localidade, tal como as muitas centenas de pessoas que ali se deslocaram.

A Ertzaintza está a gravar em vídeo os participantes no acto, que não param de gritar a favor da independência e em defesa dos presos políticos bascos. Centenas e centenas de pessoas encontram-se em frente à casa de Gatza, que veio até à varanda para os saudar.

Tensão
Segundo informou um testemunha presencial, neste momento a Polícia autonómica tem retidas pelo menos seis pessoas, sendo uma delas o ex-preso Mitxel Sarasketa. Outra pessoa ficou retida enquanto falava com o comandante da Ertzaintza, pedindo que não houvesse carga policial alguma.

Apesar do grande dispositivo da Ertzaintza e de esta ter arremetido contra as centenas de pessoas que invadiram e abarrotaram Zornotza, estas não abandoraram o local.

Para além disso, segundo consta, vários moradores vieram para as varandas, e estão a bater em caçarolas e panelas para assim se juntarem aos protestos contra a presença policial.

«Mikel gogoan zaitugu» e «Presoak kalera, amnistia osoa» são algumas das palavras de ordem que se ouvem nestes momentos, no meio de uma situação tensa, face ao dispositivo da Ertzaintza.

Uma pessoa detida
Se no início a Ertzaintza reteve seis pessoas, depois também identificou mais outras duas.
Para além disso, no grupo dos seis retidos inicialmente pela Polícia autonómica, segundo o Gara conseguiu apurar, uma mulher foi detida, ao que parece acusada do crime de «desobediência à autoridade».
Fonte: Gara

Ver também:
«Espanha tenta esconder sem sucesso o carinho do povo por Gatza e bate como Ditadura anti-basca que é» (boltxe.info)