sábado, 9 de abril de 2011

O ex-preso político e refugiado Mikel Ibañez morre na sequência de uma doença grave

O preso político Mikel Ibañez, que sofria de uma doença grave e incurável e que se encontrava em liberdade condicional desde Janeiro último, foi encontrado morto na quinta-feira na sua casa de Eibar pelo seu filho. O funeral é hoje às 19h00 na paróquia de San Andrés, em Elgoibar (Gipuzkoa).

O corpo sem vida do preso político foi encontrado pelo seu filho na sua casa de Eibar (Gipuzkoa), onde residia desde que foi colocado em situação de liberdade controlada, devido ao seu delicado estado de saúde, tal como se ficou a saber na quinta-feira à noite.
O funeral tem lugar hoje às 19h00 na paróquia de San Andrés, em Elgoibar, segundo informa Elgoibarren.net.
Ibañez viveu um doloroso périplo desde que a sua doença foi descoberta. Depois de ter sido hospitalizado quando se encontrava na prisão, em Abril de 2008 deu entrada no hospital madrileno Gregorio Marañón após ter perdido a consciência por causa de um coma hipoglicémico. Soube-se então que tinha um tumor no testículo esquerdo. Foi alvo de uma intervenção cirúrgica e poucos dias depois, após receber alta do hospital, foi levado de novo para a prisão.
Para além deste cancro, o preso político basco sofria de diabetes e psoríase e ainda de problemas de reumatismo, que não receberam o tratamento adequado enquanto esteve na prisão.
Em Maio desse ano, os tribunais espanhóis decidiram colocá-lo em regime de prisão atenuada com pulseira electrónica, mas em Agosto de 2010 foi preso novamente e levado para a prisão a pedido de um magistrado da Audiência Nacional. Um mês depois, Ibañez recuperou de novo a liberdade, e em Janeiro deste ano a Audiência Nacional concedeu-lhe finalmente a liberdade condicional.
Ibañez Oteiza foi um dos refugiados detidos no Uruguai em 1992. Ao cabo de um longo processo, foi extraditado para o Estado espanhol e posto em liberdade, para voltar logo depois para a prisão. A sua libertação, tal como a de outros presos que sofrem de doenças graves, foi e é reclamada por diversos organismos e por uma maioria social em Euskal Herria.
Fonte: Gara / Ver também: etxerat.info (cas) e askatu.org (eus)
«Apelo à manifestação, amanhã, em Elgoibar para exigir a libertação dos presos doentes»
A liberdade «sem qualquer restrição» dos prisioneiros gravemente doentes é «a única forma de se fazer frente com certa dignidade» à doença que sofrem, salientaram representantes do Movimento pró-Amnistia e da esquerda abertzale, familiares de presos e o médico de Mikel Ibañez.




«Carta de despedida a Mikel Ibañez‏», de Ruben SÁNCHEZ

Presos políticos continuam a perder visitas por causa das tentativas de inspecção corporal
Durante o mês de Março, vários presos políticos bascos não puderam usufruir dos seus encontros devido às transferências entre prisões ou às tentativas de inspecção corporal aos seus familiares e amigos.
De acordo com informações veiculadas pela Etxerat, em Almeria, por exemplo, três presos perderam as suas visitas por intentos de inspecções corporais humilhantes e quatro em Ocaña I. A Aitor Fresnedo, em Castelló II, os carcereiros proibiram-lhe a visita porque, segundo eles, o pedido não tinha sido feito a tempo, embora o preso tivesse o certificado do pedido efectuado.
Por outro lado, em Sória, os funcionários da prisão chegaram a pedir à companheira de Iñaki Loizaga que assinasse uma autorização para poder inspeccionar corporalmente a sua filha, o que ela recusou.
Ao invés, em Alcalá Meco, depois de falar com a direcção, conseguiram ter as visitas íntimas durante os fins-de-semana.
Na semana passada também houve a lamentar mais um acidente de viação relacionado com a política de dispersão penitenciária, felizmente sem feridos. Dois amigos do preso bilbaíno Julen Larrinaga sofreram um acidente a caminho da prisão de Curtis.
Em defesa dos direitos dos presos políticos bascos, 120 pessoas concentraram-se em Burlata, e também nos bairros iruindarras de Donibane (67), Arrosadia (35), Txantrea (63) e Iturrama (80).
Fonte: Gara / Ver também etxerat.info e etxerat.info (eus)

Biziarteko zigorrik ez! Não à pena perpétua!

13 500 dias de luta. 13 500 dias na história de Euskal Herria.