terça-feira, 12 de abril de 2011

Iniciativa contra a «pena perpétua» em Donostia, no fim-de-semana passado

Jose Mari Sagardui, Gatza, vai sair da prisão esta quarta-feira, depois de lá ter passado quase 31 anos. De Zornotza, parte um autocarro para ir buscar Gatza a Jaén.
Fonte: askatu.org

Entregaram Bergoi Mardenaz e Beñat Lizeaga a Madrid
Os jovens independentistas Bergoi Mardenaz e Beñat Lizeaga, foram entregues ontem pelas autoridades francesas a Madrid, depois de terem sido detidos no dia 28 de Fevereiro e de o Tribunal de Pau ter aprovado o mandado europeu emitido contra eles.
Mardenaz e Lizeaga estiveram encerrados em Izpura (Nafarroa Beherea) com mais seis jovens bascos. Depois disso, foram todos detidos, na sequência dos mandados emitidos contra eles pelo juiz espanhol Grande-Marlaska, da AN espanhola, por pertencerem à Segi.
De acordo com o que as agências espanholas divulgaram, Mardenaz e Lizeaga serão encarcerados na prisão madrilena de Soto del Real, sendo hoje conduzidos ao tribunal de excepção espanhol.
Fonte: Gara

Absolvida depois de cinco dias de calabouço, dois anos de prisão e um ongi etorri a cacetete
Araitz Amatria acaba de ser absolvida pela Audiência Nacional espanhola, tal como Sergio Boada, da acusação de «colaboração com grupo armado». Ambos tiveram de passar dois anos em prisão preventiva, uma situação que o Movimento pró-Amnistia qualificou como «sequestro». Amatria salienta que aguentou a situação «com paciência», mas diz ter consciência de que foi alvo de uma grande injustiça. (Reportagem no Gara)
Fonte: ateakireki.com

O julgamento de Ibai Sueskun vai ser repetido
O jovem de Iruñea foi condenado a 30 meses de prisão há poucos dias. Mas o MP apresentou um recurso de apelação para que o julgamento seja novamente efectuado. Ainda não se sabe quando irá decorrer este julgamento.

Homenagem a Jon Anza no domingo em Urruña
A iniciativa parte do Jon Anza Kolektiboa. A homenagem terá lugar às 11h00 e depois seguir-se-á um almoço (14h00). As entradas para o almoço encontram-se à venda nas tabernas Xaia (Pausu) e Tana (Ziburu).
Egia nahi dugu! Queremos a verdade!
Fonte: askatu.org