Depois de anteontem à noite ter chegado a Baiona (vídeo), ontem de manhã a Korrika 17 andou por Beskoitze, Hazparne, Donapaleu e Maule, no herrialde de Zuberoa (na foto, kazeta.info). Chegou a Donibane Garazi (Nafarroa Beherea) ao meio-dia, antes de regressar a terras de Lapurdi (Itsasu, Kanbo, Uztaritze, Senpere, Azkaine, Donibane Lohizune e Urruña) e de entrar em Gipuzkoa (já era noite).
Entretanto, para lá dos limites territoriais de Euskal Herria, onde decorre a Korrika, há muitos outros lugares do mundo onde estão a ser organizadas iniciativas para expressar apoio ao euskara e à Korrika. Os bascos da Diáspora assumem um protagonismo especial nestes dias, organizando Korrikas próprias. Já houve festas no sábado passado em Barcelona, Madrid, Berlim ou Córdova (Argentina).
Mas a lista de cidades com festas e iniciativas relacionadas com a Korrika é longa, abrangendo locais como Valência, Mar de Plata, Medellin, San Francisco, Xangai, Nova Iorque, Santiago do Chile, Londres, Brno (República Checa), Boise e Reno (EUA) ou Montevideu.
Em Barcelona, a dança da Korrika
Membros da Euskal Etxea de Barcelona gravaram um lipdub para festejar a Korrika 17.
Ver: Berria e Gara