quarta-feira, 27 de abril de 2011

À espanhola: Rubalcaba afirma que o Bildu «está na estratégia da ETA» e a Magistratura do Estado diz que vai impugnar todas as suas candidaturas

Zaldieroa (Berria) ['Época das colheitas' / 'Nascer' / 'Juntar' ou 'Colher' / 'Pisar' ou 'Espezinhar']

O ministro do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba, disse que os relatórios policiais sobre o Bildu concluem que a coligação «está na estratégia de ETA» e «nas suas listas há pessoas que têm relação com o ilegalizado Batasuna». A Magistratura do Estado adiantou que hoje irá impugnar todas as suas candidaturas.

Alfredo Pérez Rubalcaba afirmou que os relatórios elaborados pelas Forças de Segurança «são excelentes, com muita informação. Pusemos tudo o que sabíamos em cima da mesa, e é muito, porque nos últimos anos não andámos a chuchar no dedo.»

O ministro do Interior e vice-presidente do Governo espanhol evitou referir-se à existência de um acordo com o PP para impugnar todas as listas do Bildu, como reiterou hoje Federico Trillo (PP).

Confirmou, isso sim e tal como o fez o ministro da Justiça, que não se pode impugnar toda a coligação, porque a Lei de Partidos não o permite. [Lol, lol e mais lol! No jodas, cariño, la puta ley de partidos se lo impide... La democrazia è arrivata in Spagna! De juerga nos vamos! Tudo pà farra!]

A partir daí, resta «a alternativa de impugnar candidaturas. Quantas? Porquê? Isso é para a Magistratura do Estado e a Procuradoria Geral do Estado, que estão a trabalhar sobre os relatórios da Polícia e da Guarda Civil».

«Se não está esclarecido, amanhã à noite já deverá ficar», disse a um jornalista que o questionou sobre a possibilidade de impugnar todas as candidaturas do Bildu.

Apresentam dois pedidos
Entretanto, a agência Efe informou que a Magistratura do Estado impugnará hoje no Supremo Tribunal todas as candidaturas apresentadas pela coligação Bildu.
Citando fontes dos serviços jurídicos do Estado espanhol, a agência de informação acrescentou que serão apresentados dois pedidos: um contra a totalidade das listas do Bildu e outro para impugnar uma trintena de listas de grupos de eleitores.
Notícia completa: Gara / Notícia mais desenvolvida: Gara

Ver também:
«Fiskaltzak eta Estatuaren abokatuak Bilduren zerrenda guztiak inpugnatuko dituzte» (Berria)
A Procuradoria e a Magistratura do Estado vão impugnar todas as listas do Bildu

«O Bildu denuncia a "violação de direitos" que "sofreram desde o primeiro dia"»
O Bildu considera que os "sectores espanholistas e regionalistas" têm "medo da mudança política e social» que a coligação vai trazer, denunciando por isso "a violação de direitos que o Bildu e todos os seus candidatos sofreram desde o primeiro dia".


A secretária-geral do LAB, Ainhoa Etxaide, pensa que "vão ter de inventar muitas provas se quiserem ilegalizar o Bildu" e criticou "a utilização partidária e partidarista no Estado espanhol do que se está a passar nestas eleições".

«O Bildu dará a conhecer no sábado em Altsasu as suas propostas em matéria socioeconómica»