sábado, 30 de abril de 2011

O Bildu denuncia situação de «indefensabilidade» face ao prazo para apresentar alegações

O prazo da coligação para apresentar alegações contra as impugnações no Supremo Tribunal espanhol acabava ontem ao meio-dia. No momento em que as apresentaram, criticaram a situação de «indefensabilidade» em que foram colocados, já que, nalguns casos, receberam as impugnações oficiais fora do prazo estabelecido. O Bildu apresentou as suas alegações às 11h55, depois de ter tido conhecimento das impugnações pelos meios de comunicação, e não de forma oficial.

«O EA afirma que "o impulso que guia toda esta loucura é única e exclusivamente político"»


Numa conferência de imprensa em Bilbo, representantes do Bildu e dos sindicatos ELA, LAB, CCOO, ESK e USO tornaram público um comunicado por ocasião do Dia do Trabalhador, que se comemora este domingo.

Oskar Matute, da Alternatiba, na Info7 Irratia
http://www.info7.com/2011/04/29/oskar-matute-3/
O porta-voz da Alternatiba e membro da coligação Bildu denuncia a decisão do Estado espanhol de impugnar todas as listas da coligação e destaca o facto de quase não terem tido tempo para apresentar as suas alegações.

«O sindicato ELA acusa Zapatero de cumprir a agenda traçada pela extrema-direita» (SareAntifaxista)

Através de um comunicado, o Bildu fez saber que o processo das alegações se guiou pelo «mesmo sem sentido que o das acusações». Assim, precisa que, inicialmente, o prazo para a apresentação de alegações estava marcado para as 17h00 de ontem, tendo no entanto sido adiantado, «sem mais explicações, para as 12h00».

«Isto é ainda mais grave se se tiver em conta que as impugnações oficiais, que deviam ter estado nas mãos dos representantes legais da coligação anteontem ao meio da tarde, foram recebidas ontem às 10h55 em Araba e às 12h30 em Gipuzkoa, ou seja, quase a cumprir-se o prazo, num caso, e com o prazo já esgotado, no outro», referem.

Para além disso, os porta-vozes do Bildu afirmaram ter tido conhecimento do conteúdo das impugnações pelos meios de comunicação, e não de forma oficial.

Em todo o caso, um representante legal do Bildu apresentou ontem às 11h55 um escrito de 160 páginas com as alegações aos recursos apresentados contra a coligação pela Procuradoria espanhola e a Magistratura do Estado.

Por último, a coligação anunciou que, no caso de o Supremo Tribunal tomar uma decisão contra a candidatura, farão «todo um percurso judicial para defender» o seu «direito a estar nas eleições e o direito dos cidadãos a votar no Bildu, seja no Tribunal Constitucional ou nas instâncias europeias».
Notícia completa: Gara

«Madrid ultrapassa os limites do TC para "contaminar" o Bildu», de Iñaki IRIONDO

«O Supremo dá mais um dia ao Bildu para apresentar as suas alegações»

Alegações do Bildu
-
-
-
«A esquerda abertzale avaliou a situação política em conferência de imprensa», de Ezker Abertzalea
Na foto, da esquerda para a direita: Tasio Erkizia, Marian Beitialarrangoitia, Niko Moreno e Miren Legorburu.