quarta-feira, 13 de abril de 2011

Gatza, libertado aos 31 anos de prisão


Foi libertado, hoje, às 9.05, Gatza. O mais antigo preso político europeu dirige-se agora para a sua terra natal, a cidade basca de Zornotza (Bizkaia). Gatza foi preso em 1980, com 22 anos, e sai agora, com quase 53. Em três décadas, o independentista basco percorreu quase todas as prisões espanholas e sofreu todo o tipo de repressão prisional. Participou em greves de fome e tentou fugir. Sempre comprometido com a luta do seu povo, Gatza nunca deixou de estar ao lado daqueles que combatem pela independência e o socialismo.

A Associação de Solidariedade com Euskal Herria (ASEH) também nunca deixou, na sua actividade, de denunciar a situação vivida por Gatza. Neste momento, existem quase 90 presos que já estão há mais de 20 anos no cárcere. Contudo, todos os que organizaram e participaram nas acções de terrorismo do Estado espanhol contra independentistas bascos não passaram da meia dúzia de anos na prisão e acabam quase sempre condecorados. É a política de dois pesos e duas medidas para quem luta pela liberdade dos povos e para quem os quer manter aprisionados.

A ASEH publica a mensagem que lhe enviou:

Gatza,

a Associação portuguesa de Solidariedade com Euskal Herria (ASEH) deixa-te o forte abraço de
todas e todos os activistas do nosso comité. Denunciámos a tua situação e deixámos patente a nossa solidariedade. Em Portugal, tens o nosso respeito. O exemplo que deste ao longo de todas estas décadas é parte do cimento com que se construirá o mundo novo.

Saudações solidárias.