sábado, 16 de abril de 2011

Esquerda abertzale: «PP e PSOE é que decidem quem se pode apresentar às eleições»

Na sequência das declarações efectuadas por Federico Trillo e Alfredo Pérez Rubalcaba, a esquerda abertzale afirma que «PP e PSOE é que decidem quem se pode apresentar às eleições».

«O Bildu denuncia uma "perseguição política inédita" e lamenta que o PSOE aja "ao ritmo dos ministros de Aznar"»

«Rubalcaba confirma a existência de um pacto com o PP para impugnar as listas do Bildu»

«As vidas de centenas de cidadãos bascos, investigadas»

«A Ahotsak pede a legalização do Sortu e o fim das "ameaças de impugnação" ao Bildu»

Através de uma nota de imprensa, a esquerda abertzale afirmou que «as declarações efectuadas pelos senhores Trillo y Rubalcaba trouxeram para a luz uma situação especialmente grave: é o PP e o PSOE que decidem quem se pode apresentar às eleições».

A esquerda abertzale sublinha que «sempre defendeu a ideia de que as ilegalizações partem de uma decisão política, e a realidade dá-nos razão uma e outra vez». «A sujeição do poder judicial espanhol tornou-se completa», salientam.

Nesse sentido, lembram que «somos 40 000 as cidadãs e os cidadãos bascos que, devido à nossa actividade política legítima e pública, temos os nossos direitos civis e políticos cerceados», e acrescenta que «o PSOE e o PP querem ampliar a caça às bruxas, pondo na mira do aparelho de Estado qualquer independentista de esquerda».

Em seu entender, «fica claro que o problema do Estado espanhol é a proposta política do sector político independentista», e afirmam que «o Estado está a agir sem disfarces, deixando a nu a sua proposta para o nosso povo: eleições sob estado de excepção, detenções, tortura, fomento de penas perpétuas, proibição de mobilizações populares... O Estado espanhol está levar a cabo uma política que implica a perda de toda a credibilidade perante a sociedade basca», afirmam.

Face a isto, a esquerda abertzale fez um apelo aos agentes que constituem a maioria política, sindical e social de Euskal Herria no sentido de «fazerem frente à intenção do Estado de abortar a nova era aberta em Euskal Herria e de juntar forças para esta tarefa».

«Vivemos momentos históricos em que é necessário agir com grande responsabilidade. É assim que a esquerda abertzale está a agir e, com base nessa responsabilidade, no compromisso para com este povo, pedimos que se faça frente a toda a política repressiva do Estado com iniciativa política de país», concluem.
Fonte: Gara

Ver também:
«Son el PP y el PSOE los que deciden quien se puede presentar a las elecciones y quien no», de Ezker Abertzalea