quinta-feira, 14 de abril de 2011

«Gatza» é recebido por centenas de pessoas junto à sua casa, em Zornotza

Jose Mari Sagardui, Gatza, veio até à varanda de sua casa por volta das 20h50 para saudar as centenas de pessoas que se juntaram na praça Zelaieta para o receber.
Depois, retirou a bandeirola colocada na sua varanda onde se lia «Gatza askatu» (Liberdade para Gatza). Em seguida voltou a brindar com a sua família em honra de todas as pessoas ali reunidas.

Logo de seguida, segundo relataram ao Gara testemunhas presenciais, a Ertzaintza começou a espalhar-se pela praça e pelas imediações, apetrechada com material anti-motim. A praça Zelaieta, que depois das 22h00 continuava tomada por cerca de quarenta agentes da Ertzaintza, foi palco de diversas ameaças de cargas soltas por parte dos polícias.
Nessa altura, vivia-se uma «calma tensa», com patrulhas a percorrerem a localidade sem cessar. Mas pouco tempo volvido, já depois de terem arrancado várias faixas e de terem detido um jovem, começaram a retirar-se da localidade.

Retidos e identificados durante a viagem
O autocarro e a furgoneta em que viajavam os habitantes de Zornotza e os jornalistas que se deslocaram de Euskal Herria até Jaén viram a viagem de regresso atrasada, depois de serem retidos durante uma hora e meia pela Guarda Civil entre Madrid e Boceguillas. Os agentes obrigaram toda a gente a descer dos veículos, revistaram-nos, identificaram-nos pela terceira vez e ainda revistaram tanto o autocarro como a furgoneta. Pelas 17h30, foi possível retomar a viagem de regresso a casa.
No entanto, na portagem de Burgos a Polícia espanhola instalou mais uma barreira, por volta das 20h30, retendo de novo o autocarro - desta vez de forma bem menos demorada.
Notícia completa: Gara

O preso político Antton Troitiño foi posto em liberdade
Antton Troitiño deixou ontem à tarde a prisão de Huelva, segundo informou o Movimento pró-Amnistia.
Troitiño, que permaneceu 24 anos na prisão, viu ser-lhe aplicada recentemente a doutrina do Supremo Tribunal, em virtude da qual lhe prolongaram a pena até 2017. Os seus advogados recorreram da decisão, mas a sua libertação não tem qualquer relação com o recurso interposto.
De acordo com o que o Gara conseguiu apurar junto de fontes jurídicas, o critério aplicado ao preso político de Intxaurrondo conta com o precedente do caso de Koldo Hermosa, o santurtziarra que em Janeiro recuperou a liberdade, depois de 23 anos encarcerado.
Notícia completa: Gara
Entretanto, hoje a Procuradoria espanhola pediu que seja revogada a decisão de deixar em liberdade Antton Troitiño, que ontem abandonou a prisão de Huelva e foi calorosamente recebido à chegada a Intxaurrondo (Donostia), às quatro da madrugada. (Gara e askatu.org)

Ver também a crónica de Martxelo DÍAZ, «Sagardui regressa a Zornotza e agradece os 31 anos de apoio»

Fotos: Gatza, à saída da prisão (Berria) / Fotos: Gatza, à saída da prisão (Gara)

Vídeo: Gatza sai da prisão e regressa a Euskal Herria (Gara)

Vídeo: Gatza, recebido por centenas de pessoas em Zornotza (Gara)

Recepção a Gatza em Zornotza

Gatza, gudari, herria zurekin!
Gatza, gudari, o povo está contigo!