sexta-feira, 22 de abril de 2011

150 habitantes de Gernika vão representar o bombardeamento de 1937

A montagem, que é uma produção da companhia Maskarada feita em resposta ao desafio lançado pela Câmara Municipal de Gernika, tem por título Gernika Sutan. (Gernika a arder)
Gernika * E.H.
Cerca de 150 habitantes de Gernika, das mais variadas faixas etárias e que têm vindo a ensaiar desde o final do ano passado, vão participar, no próximo dia 26 de Abril, numa montagem teatral evocativa do bombardeamento da vila biscainha, numa altura em que passam 74 anos sobre esses factos. As personagens representadas serão precisamente os residentes de Gernika que no dia 26 de Abril de 1937 foram alvo do ataque aéreo da Legião Condor alemã, ao serviço do exército fascista sublevado.
A montagem, que é uma produção da companhia Maskarada feita em resposta ao desafio lançado pela Câmara Municipal de Gernika, tem por título Gernika Sutan e fará um percurso por alguns dos locais do município mais afectados pelo bombardeamento, sendo acompanhada por música popular e versos.
No ano que vem, em que se assinala o 75.º aniversário do bombardeamento, os responsáveis desta obra prevêem elaborar um novo trabalho, mas de maiores dimensões.
Fonte: SareAntifaxista