quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Acção pela libertação de Lander Fernández na Real Academia de Espanha em Roma

As acções e os gestos contra a extradição do bilbaíno Lander Fernández multiplicam-se de dia para dia. Ontem, à concentração que teve lugar de manhã frente ao Consulado espanhol em Nápoles, seguiu-se, à tarde, uma acção de protesto na Real Academia de Espanha em Roma, organizada pela rede de solidariedade com Lander, durante a inauguração da exposição de gravuras «Auguste Rodin: L'Inferno di Dante».

Diversos activistas da plataforma criada em Itália pela libertação do bilbaíno exibiram cartazes em que se lia «Lander Libero» e «No alla tortura». Outros levavam imagens alusivas à tortura ou de cidadãos bascos torturados. Recorde-se que na audiência sobre a extradição de Fernández a defesa enfatizou o facto de que a acusação contra o santxtuarra se baseia num caso de tortura reconhecido a nível internacional.

Com esta iniciativa, pediram a libertação de Lander e denunciaram a violação dos direitos humanos por parte do Estado espanhol, nomeadamente no caso dos presos políticos.
Fonte: BilboBranka / Mais info: un_caso_basco_a_roma

Concentração do Herrira em Gasteiz contra a pena perpétua
Na mobilização, para além de se denunciar a aplicação recente da sentença 197/2006 (conhecida como «doutrina Parot») ao gasteiztarra Andoni Cabello e se recordar a situação de outros cinco presos alaveses a quem a doutrina do Supremo foi aplicada, o Herrira convidou toda a gente a participar na assembleia aberta que terá lugar esta quinta-feira, 31, para denunciar a violação dos direitos humanos que esta doutrina implica e pôr em prática novas dinâmicas.

Como foi divulgado há alguns dias atrás, a doutrina 197/2006 foi aplicada a mais três presos políticos bascos, sendo um deles Andoni Cabello, de Gasteiz. Desta cidade há seis presos políticos que, apesar de já terem cumprido na íntegra a pena a que foram condenados, continuam na prisão, por via da aplicação da sentença 197/2006: Josu Diaz de Heredia: detido em 1986; data de saída: 2009. Prolongaram-lhe a pena em 7 anos. / Iñaki Fernández de Larrinoa: detido em 1989; data de saída: 2008. Prolongaram-lhe a pena em 11 anos. / Gotzone López de Luzuriaga: detida em 1989; data de saída: 2010. Prolongaram-lhe a pena em 9 anos. / Jose Ramón Martínez de la Fuente: detido em 1985; data de saída: 2009. Prolongaram-lhe a pena em 6 anos. / Iñaki Arakama: deportado para Santo Domingo em 1989. Em 1997, foi encarcerado em Espanha. Prolongaram-lhe a pena até 2027. / Andoni Cabello: detido em 1991; data de saída: Março de 2013. Prolongaram-lhe a pena em 8 anos.

Recorde-se que, no próximo dia 20 de Março, o Tribunal de Estrasburgo irá examinar o recurso interposto pelo Estado espanhol contra a sentença daquele tribunal que decretou a invalidez da doutrina que permite prolongar as penas. / Fonte: gazteiraultza.info / Vídeo: Não à pena perpétua!

O Herrira organiza diversos actos no sábado para pedir a libertação de Sebas Prieto
O Herrira de Otxarkoaga (Bilbo) preparou diversos actos para o próximo sábado, dia 2, nos quais irá pedir a libertação de Sebas Prieto, que em Agosto do ano passado já cumpriu 3/4 da pena. Às 12h30, haverá uma concentração, seguida de um acto político na Praça Ugarte, e às 14h00 uma kalejira irá percorrer as ruas do bairro; depois, segue-se o almoço popular. Para obter bilhetes: otxarkoaga.herrira@gmail.com.
Por outro lado, ontem 120 pessoas concentraram-se em defesa dos direitos dos presos frente ao Arriaga, em Bilbo; 20 fizeram-no em Sarriguren (Nafarroa) e 72 participaram na concentração habitual das segundas-feiras frente à sede do PP em Iruñea [na foto], reclamando o direito dos presos políticos bascos a viver livres em Euskal Herria. / Fonte: Gara e ateakireki.com