quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O jovem donostiarra Ekaitz Ibero recebeu ordem de prisão

Na terça-feira, o jovem Ekaitz Ibero, de Donostia, recebeu uma carta que incluía a ordem de prisão. A partir de agora, tem dez dias para se apresentar na prisão por iniciativa própria. Se assim não proceder, o processo seguirá os trâmites habituais e será emitido um mandado de detenção contra ele.

Ibero foi condenado a quatro anos e três meses de prisão, sendo acusado de participar numa acção de kale borroka. No mesmo processo foram julgados outros três jovens, que foram absolvidos pela justiça espanhola. A única «prova» consiste, como em tantos e tantos outros casos do género, no depoimento assinado sob tortura durante os cinco dias de incomunicação.

Ibero está também incluído no processo do jovens de Donostia. Entre Outubro e Dezembro de 2007, 26 jovens donostiarras foram detidos pela Polícia espanhola. Muitos deles ficaram incomunicáveis e foram torturados, e treze foram parar à prisão. Mais tarde, quinze deles foram condenados a seis anos de prisão, acusados de pertencer à Segi. Recorreram para o Supremo Tribunal, e aguardam por uma decisão.

Por outro lado, os jovens de Orereta (Gipuzkoa) Arkaitz Anza, Maitane Linazasoro e Xabier Lujanbio, que foram detidos no sábado passado, depois de terem passado um mês escondidos e terem aparecido na manifestação de Donostia, começaram a cumprir a pena na prisão de Martutene, na capital guipuscoana. Foram condenados a seis anos e seis anos e meio de cadeia pelo seu trabalho político. Aitor Franco e Jon Aitor Alberdi, também condenados pelo Supremo Tribunal espanhol no mesmo caso, ainda não foram detidos. / Fonte: topatu.info e topatu.info

Concentração frente à sede do PP contra a política penitenciária
Na segunda-feira, 62 pessoas concentraram-se frente à sede do PP em Iruñea para reivindicar o direito dos presos a viverem em Euskal Herria.
Nas faixas lia-se: «Euskal Preso eta Iheslariak Herrira» e «La dispersión mata». / Fonte: ateakireki.com