quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Hintxas bascos denunciam «provocação» da Ertzaintza

Os grupos de apoiantes Herri Norte (Athletic), Indar Gorri (Osasuna), Mujika Taldea (Erreala) e Iraultza 1921 (Alaves) emitiram um comunicado conjunto no qual fazem uma leitura dos incidentes que se registaram no jogo entre as selecções masculinas de futebol de Euskal Herria e da Bolívia.

Antes de mais, destacam o «êxito» do programa organizado pela Esait, enfatizando ainda o espírito de «fraternidade» que existiu entre os hintxas dos diferentes clubes bascos ao longo de todo o dia.

Por outro lado, criticam de forma veemente a atitude mantida pela Ertzaintza. Depois das «provocações e das identificações sem sentido» que se verificaram ao longo do dia, os grupos de apoiantes afirmam que, durante o jogo, se registaram «cargas desproporcionadas».

Na sua perspectiva, foram estas «provocações» que geraram os incidentes, e não o lançamento de very lights.

Em todo o caso, quiseram deixar claro que o lançamento dos very lights não é «o seu objectivo, mas sim, colaborar no esforço da oficialização». Por isso, não estão «de acordo com a forma como foram utilizados» e fizeram um apelo para que «no futuro, este comportamento não se repita».

Por último, disseram que vão continuar a trabalhar em prol da oficialização da selecção basca, e, para que isso se concretize, pediram aos cidadãos e aos agentes sociais e políticos que dêem passos nesse sentido. / Fonte: naiz.info

Comunicado da ESAIT:
«Conferência de imprensa. Balanço» (sobre diversos aspectos relacionados com o jogo disputado no dia 29 em Donostia)