Numa nota enviada à comunicação social, a esquerda abertzale de Donostia criticou as detenções de Andoni Lariz e Urtzi Etxeberria na sexta-feira passada (o último é natural da capital guipuscoana), quis manifestar a sua solidariedade às famílias de ambos os detidos, e criticou a situação vivida pelo donostiarra Ekaitz Ibero e por cinco jovens de Orereta, que receberam ordem de prisão.
«Enquanto muitos agentes estão a dar passos importantíssimos para avançar no caminho da paz e da democracia em Euskal Herria, tanto o Estado francês como o espanhol se agarram cegamente, uma e outra vez, a estéreis receitas repressivas», afirmava na nota, criticando ainda os estados por quererem que a «esperança da sociedade basca esmoreça».
«Recorrendo à violência, boicotam o caminho deste povo em direcção à paz e à liberdade», apesar de serem «cada vez mais os cidadãos que pedem aos dois Estados que dêem passos determinantes para a resolução do conflito político», tal como se pôde ver ontem «na gigantesca manifestação que percorreu as ruas de Bilbo», afirmava. (naiz.info)