segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

27 de Janeiro: Gernika contra os genocídios e holocaustos «de ontem e de hoje»

Sare Antifaxista e Gernika Batzordea * E.H.
Ontem, em Gernika, os colectivos Sare Antifaxista e Gernika Batzordea assinalaram o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
Na notícia publicada pela Sare diz-se: «Em Euskal Herria, aderimos a esta comemoração, da mesma forma que no dia 9 de Novembro assinalamos o Dia Internacional contra o fascismo, o sexismo, a homofobia e o racismo. Neste dia, recordámos também os genocídios que estão a acontecer noutras partes do mundo, como aquele de que o povo palestiniano é vítima».

27 de Janeiro: Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
No dia 1 de Novembro de 2005, a Assembleia-Geral das Nações Unidas aprovou a resolução 60/7, de acordo com a qual o dia 27 de Janeiro passou a ser «Dia Internacional de Comemoração Anual em Memória das Vítimas do Holocausto». 27 de Janeiro foi o dia escolhido porque nesse dia, em 1945, o Exército soviético libertou o maior campo de extermínio nazi, o de Auschwitz-Birkenau, na Polónia. Actualmente, há vários países que recordam as vítimas do Holocausto neste dia.
Euskaraz: http://sareantifaxista.blogspot.com.es/2013/01/urtarrilak-27-gernika-atzo-eta-gaurko.html

Fonte: SareAntifaxista / Fotos: Holokaustoko biktimen memoria (txengmeng)

Leitura: «Para que nunca mais aconteça», de Rui SILVA (kontra-korrente)
A 27 de Janeiro celebra-se o chamado Dia em Memória das Vítimas do Holocausto.
O acontecimento histórico que determinou que o Dia em Memória das Vítimas do Holocausto se celebrasse nesta data foi a libertação do Campo de Extermínio de Auschwitz por parte do Exército Vermelho, nesse mesmo dia do ano de 1945. Qualquer esforço de memória em torno do Holocausto não deve, não pode, ignorar este facto maior e incontornável da história da II Grande Guerra e do século XX.