quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

A Etxerat organiza sessão de bertsos solidária com os presos políticos em Oiartzun

Como acontece todos os anos, a associação Etxerat volta a organizar uma bertso saio com o propósito de expressar solidariedade a todas e todos os presos e exilados políticos bascos.

A sessão deste ano terá lugar no polidesportivo Elorsoro, em Oiartzun (Gipuzkoa), no dia 6 de Janeiro, às 17h00, e contará com a participação dos bertsolaris Amets Arzallus, Julio Soto, Andoni Egaña, Maialen Lujanbio, Jon Maia, Hodei Barroso, Arkaitz Oiartzabal, Xamoa, e Igor Elorza. Os temas da bertso saio serão da responsabilidade de Unai Elizasu.

Compradas no próprio dia, as entradas custam 15 euros. Podem ser adquiridas antes, por 12 euros, em: Irun (Hazia taberna), Hendaia (Kanttu ostatua), Lesaka (Arranoa), Orereta (Arkaitza e Landare), Lezo (Tiñelu taberna), Donostia (Hontza e Herria), Hernani (Garin e Aralar), Villabona (Iratzar taberna), Tolosa (Raku taberna), Pasaia (Herriko taberna), Oiartzun (nos locais habituais).

O evento conta com o apoio do Gara, do Berria, do hitza, da Infozazpi irratia e da Câmara Municipal de Oiartzun.

A Etxerat faz um apelo à participação neste «encontro com a solidariedade», e refere que, desde que começou a organizar este evento, nem a situação dos familiares e amigos, nem a dos presos políticos bascos «mudou». Familiares e amigos continuam a enfrentar «uma realidade muito cruel», pelo que «a solidariedade e o apoio da sociedade basca são imprescindíveis», afirma a associação. / Ver: etxerat.info

A Etxerat em Anoeta
A Etxerat participou nos eventos que antecederam a realização do jogo internacional entre as selecções de Euskal Herria e da Bolívia, no dia 29, em Donostia, recordando a existência de presos políticos em Euskal Herria ou dispersos por prisões distantes nos estados francês e espanhol, e reclamando o respeito pelos direitos que lhes assistem.
A associação de familiares e amigos dos presos políticos fez ainda um apelo à participação na manifestação de dia 12 de Janeiro em Bilbo.
Aqui, o texto que a Etxerat leu à entrada de Anoeta perante milhares de pessoas. / Fonte: boltxe.info / Vídeo: Reivindicação e festa em Donostia no dia do EH-Bolívia

Leitura:
«Animo eta eutsi goiari, Kitxu!», de Unai GOROZIKA PIKASARRI (Gara)
Nahiz eta armekin, maitasun adierazpen horiek guztiak ezabatu nahi izan, nahiz eta gure kontra oldartu, ez genuen pausorik atzera egin eta azkenera arte, zure ondoan gelditu ginen. Zin egin genuen bezala.