quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

A plataforma de defesa do património navarro volta a deixar carvão no Arcebispado

A Nafarroako Ondarearen Defentsarako Plataforma / Plataforma de Defensa del Patrimonio Navarro, apoiada por uma centena de pessoas, deixou pelo terceiro ano consecutivo um saco de carvão à porta do Arcebispado de Iruñea [Pamplona].

Vestido de Gaspar, Pascual Larumbe leu um comunicado também assinado pelo Olentzero e os outros dois Reis Magos que o acompanhavam: «O Arcebispado de Pamplona não se portou bem (...) e por isso merece que neste Natal lhe voltemos a trazer carvão. E, no futuro, exigimos-lhe que abandone a sua política de registos e deixe as coisas como antes estavam: que devolva às terras os bens que lhes tirou». Tanto os Reis como o Olentzero seguravam uma faixa que dizia: «Mientras haya apropiación, os traeremos carbón/Herriarena herriarentzat, ikatza gaiztoentzat» (O que é do povo para o povo, carvão para os maus). [...]

A Plataforma surgiu em Tafalla há seis anos, quando, ao proceder ao registo de propriedades em nome da Câmara Municipal para garantir o seu carácter público, um vereador se deu conta de que esses bens imóveis se encontravam em nome da Igreja católica. A Plataforma pretende dar a conhecer e denunciar o número de registos efectuados pela Igreja, apoiando-se numa lei de 1946 que o permite fazer com bens anteriormente não registados, reforçada em 1998. / Ver: Diario de Noticias / Mais informação aqui.