sábado, 12 de janeiro de 2013

Dois cidadãos bascos detidos ontem no Estado francês, acusados de pertencer à ETA

Dois alegados membros da ETA foram ontem detidos pela Polícia francesa no departamento de La Nièvre. De acordo com agências noticiosas espanholas, a detenção ocorreu pelas 17h30, num controlo policial realizado numa estrada dos arredores de Nevers, a capital do departamento. De acordo com as mesmas agências, que citam fontes policiais, levavam uma pistola. Ontem, um dos detidos foi identificado como Andoni Lariz Bustindui (natural de Ziortza-Bolibar, Bizkaia). Hoje, o portal Eitb.com divulgou o nome do segundo: Urtzi Etxeberria Aierdi (natural de Donostia).

A informação sobre o que se passou é confusa. De acordo com algumas fontes, os alegados etakides puseram-se em fuga depois de os terem mandado parar. Foram apanhados e disseram que eram ambos membros da ETA. De acordo com outras agência noticiosas, eles não se puseram em fuga, e a Polícia conclui que se tratavam de membros da ETA pelo que estavam a dizer entre eles em castelhano.

Foram acusados de ser membros de «organização terrorista», de roubo e de falsificação de documentos.

São os primeiros membros da ETA detidos este ano; no ano passado, as forças francesas prenderam dezanove pessoas que acusaram de ligação à organização armada. Antes de tomar posse, o ministro do Interior francês, Manuel Valls, avisou que não iria parar de deter membros da ETA.

Por outro lado, a Audiência Nacional espanhola deu ordem de prisão a Kristina Goirizelaia. O Estado francês entregou-a anteontem ao Estado espanhol, por um determinado período de tempo, e hoje foi presente a um juiz, que a acusa de pertencer à organização armada. / Ver: Berria