quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O Herrira apresentou lista com mil adesões à manifestação pelos presos e refugiados políticos

Numa conferência de imprensa que teve lugar hoje de manhã junto à Câmara Municipal de Bilbo, na qual participaram alguns dos representantes sindicais, políticos, sociais que expressaram o seu apoio à manifestação em defesa dos direitos dos presos e refugiados bascos, o Herrira deu hoje a conhecer a lista definitiva de adesões.

Iratxe Urizar, membro do Behatokia (em euskara), e Txerra Bolinaga, membro do Eleak (em castelhano), leram um breve manifesto em que afirmam que «a marcha de 12 de Janeiro recebeu um grande apoio nas últimas semanas» e que «atrás da faixa da manifestação irão estar pessoas de diversas sensibilidades, crenças, ideologias, sectores ou filiações políticas». «Com a sua presença, todas elas mostrarão a sua clara vontade de avançar na mudança das políticas penitenciárias», disseram.

«Para lá das siglas», continuaram, «nesta mobilização tem lugar a imensa maioria da sociedade», considerando que a «activação e a mobilização dos cidadãos é imprescindível para acabar com a atitude de bloqueio e obstinação que Espanha e França mantêm actualmente».

Mostraram-se convencidos de que a manifestação «voltará a mostrar de forma clara e nítida o desejo da maioria da sociedade basca de pôr fim à dispersão, de desactivar a doutrina 197/2006 [«Doutrina Parot»] ou de libertar os presos que estão gravemente doentes».

Afirmaram ainda que «a mudança da política penitenciária vigente seria um grande passo em frente e um impulso positivo para a solução e a paz». / Ver: BilboBranka / Vídeo: Manifesto lido por Txerra Bolinaga (cas)

LISTAS DE APOIOS: colectivos / individuais / internacionais / Catalunha

Contra o bloqueio, movimento! Sábado, todos a Bilbau!
«PPk bake eta konponbideo prozesua oztopatu nahi du presoen eta senideen giza eskubideak urratuz. Horrela ez!!! Blokeoaren aurrean, mugimendua! Giza eskubideak, konponbidea, pakea. Goazen!» / «O PP quer bloquear o processo de paz e resolução violando os direitos humanos dos presos e seus familiares. Assim não!!! Face ao bloqueio, movimento! Direitos humanos, resolução, paz. Vamos!» Herrira mugimendua. / Fonte: ateakireki.com

O FUTEBOLISTA MIKEL LABAKA, INSULTADO E AMEAÇADO
O movimento Herrira divulgou o apoio de Labaka à manifestação que neste sábado reivindicará em Bilbo os direitos dos presos e refugiados bascos, como o fizeram centenas de figuras públicas das mais diversas áreas - escritores, desportistas, religiosos, bertsolaris, políticos... - e tantas outras centenas de cidadãos anónimos.

Na sequência da divulgação desta tomada de posição, o futebolista azpeitiarra, antigo jogador da Erreala e que milita actualmente no Rayo Vallecano, foi alvo de uma enorme campanha de desprestígio em certa comunicação social espanhola (ver ABC e Libertad Digital).
À publicação da informação nas edições digitais nestes meios seguiu-se, nas redes sociais, uma enxurrada de mensagens com insultos e ameaças contra o futebolista basco.
Por outro lado, a campanha mediática de acosso ao futebolista gerou uma resposta veemente em defesa da liberdade de expressão. [Entretanto, já hoje, os actores espanhóis Willy Toledo e Pilar Bardem, que apoiaram a manifestação, também receberam os mimos dos sectores reaccionários-fascistóides.] / Ver: naiz.info

Ontem, comunidades cristãs e associações estudantis apoiaram a marcha
A manifestação de Bilbo recebeu ontem o apoio de um grupo de representantes de comunidades cristãs de Euskal Herria, que realizaram uma concentração frente à igreja do Bom Pastor, em Donostia. Entre os presentes, encontravam-se os frades franciscanos Paulo Agirrebalzategi, que a 29 de Agosto último liderou uma marcha a favor da libertação de Iosu Uribetxebarria, e Pello Zabala. Este último leu um comunicado em que se dizia que, enquanto cristãos, devem denunciar «a situação dos presos, exilados e deportados». Reclamaram o respeito pelos «direitos humanos, jurídicos e legais de todos os presos políticos bascos, bem como de todos os seus familiares e amigos».

Também ontem, a marcha convocada para este sábado pelo Herrira recebeu o apoio do mundo académico, mais concretamente de sindicatos de estudantes de esquerda das diversas nações do Estado espanhol. O documento ontem publicado é subscrito por Ikasle Abertzaleak (EH), SEPC (Países Catalães), Regüelta (Cantábria), Darreu (Astúrias), SAT Estudiantes (Andaluzia), Jaleo (Andaluzia), Universidat (Aragão), Yesca (Castela), Agir (Galiza) e Liga Estudiantil Galega (Galiza). / Ver: Gara e Berria