terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O Governo da UPN volta a não atribuir licença à Euskalerria Irratia

O Governo de Nafarroa voltou a deixar a Euskalerria Irratia sem licença em Iruñerria [Comarca de Pamplona], onde a atribuição de licenças beneficiou as cadeias espanholas Cope e Ser. Uma das três licenças em Tafalla é para a Intereconomía.
As 42 novas licenças de FM en Nafarroa foram atribuídas a 17 empresas, segundo deu a conhecer o conselheiro da Cultura, Juan Luis Sánchez de Muniáin, e a directora-geral de Comunicação, Edurne Elio. Houve duas licenças, em Auritz/Burguete, que não foram atribuídas por falta de candidaturas.

A Euskalerria Irratia voltou a ficar de fora em Iruñerria, onde o Governo da UPN concedeu as duas únicos licenças existentes às cadeias Ser e Cope. Em Nafarroa, a Cope obteve cinco licenças, e a Ser três.
Outras marcas comerciais beneficiadas foram a Kiss (duas licenças), Onda Cero (duas), Punto Radio (duas), Cadena 100 (uma), Radio Marca (uma) e Intereconomía (uma), que ficou com uma das três licenças que estavam em jogo em Tafalla. A maior adjudicatária foi a empresa Abian Komunikazioa, com nove emissoras, enquanto a Xorroxin Irratia conseguiu duas.

Durante a conferência de imprensa, jornalistas da Euskalerria Irratia criticaram os representantes do Executivo foral pelo facto de apenas terem solicitado duas licenças para Iruñerria; outros interpelaram-nos sobre a situação em que ficam algumas emissoras, como a Track FM, que continua sem licença apesar de estar no ar há 20 anos. A resposta foi que se mantêm na mesma situação.

Ao deixar de fora a Euskalerria Irratia, o Governo de Nafarroa ignorou a recomendação do Conselho da Europa de Outubro último; nela, aconselhava-se o Governo navarro a ter em conta que o euskara é uma língua minorizada e a colocar os meios necessários para que houvesse pelo menos uma cadeia de televisão e uma rádio em euskara.

«O Governo de Navarra despreza os euskaldunes»
O Bildu foi uma das primeiras forças políticas a reagir perante aquilo que considera uma atitude de «desprezo» para com os euskaldunes navarros. «O Governo de Navarra continua a considerar os euskaldunes de Iruñea e Iruñerria como cidadãos e cidadãs de segunda», afirma a coligação abertzale a propósito da não atribuição de uma licença à Euskalerria Irratia, um facto que lhe provoca «tristeza».
Para o Bildu, a UPN quer que a língua de Navarra «desapareça» e para tal «não hesita em ignorar as exigências da sociedade, da maioria do Parlamento e da Europa para que se promovam os meios de comunicação em euskara».
Considera que não foi respeitada «a pluralidade política, social, cultural e linguística de Navarra, parecendo que o Governo de Navarra atendeu a outros critérios ao não conceder uma licença à Euskalerria Irratia»; assim, pediu ao Governo de Navarra que compareça no Parlamento para explicar esta «grave decisão». / Fonte: naiz.info via ateakireki.com

Oskorri - «Sautrela»
Euskara da kanpora eta goazen denok dantzara! // Etai lelori bailelo leloa zarai leloa! [Sobre «Sautrela» (em aragonês; percebe-se bem)]