domingo, 27 de janeiro de 2013

Em Etxarri-Aranatz, promovem uma consulta popular sobre uma Euskal Herria independente

A iniciativa «Etxarri-Aranatz 2012+1» registou na Câmara Municipal da localidade navarra uma petição para que o Município pergunte aos seus habitantes se, «como município de Euskal Herria, querem formar parte de um novo Estado independente na Europa».

O colectivo, que deu uma conferência de imprensa esta sexta-feira para apresentar a iniciativa, disse que dispõe de um prazo de três meses para conseguir 200 assinaturas e, assim, levar a questão a sessão de Câmara.

A recolha de assinaturas, segundo precisaram, tem início no dia 2 de Fevereiro. O colectivo defende que a consulta é legal, baseando-se na lei foral 27/2002, que regulamenta as consultas populares no âmbito local de Nafarroa.

Os membros da iniciativa defenderam que «o país do euskara é uma nação natural» e reivindicaram que «Nafarroa e Euskal Herria no seu todo têm direito a decidir o seu futuro». «Os navarros e todos os bascos têm direito à autodeterminação», afirmaram. Por isso, pediram à Câmara de Etxarri-Aranatz que «não viole este direito» e que leve a cabo esta consulta, «tal como refere a lei foral 27/2002».

Resposta do Governo de Iruñea
Ao ser questionado sobre este tema, o porta-voz do Governo de Iruñea, Juan Luis Sánchez de Muniáin, disse à comunicação social que «tudo indica» que esta consulta «viola a legislação», sublinhado que, «como é lógico, o Governo de Navarra não pode autorizar aquilo que não cumpre a lei».
Não obstante, espera conhecer «mais a fundo» a iniciativa para se pronunciar sobre a questão. / Fonte: naiz.info / Manifesto da iniciativa Etxarri 2012+1 (eus / cas)