No âmbito desta iniciativa de defesa dos direitos civis e políticos da juventude basca, do «direito a realizar um trabalho político em prol de um País Basco soberano» e pelo fim da «caça às bruxas» - criminalização do trabalho político, perseguição ideológica, ilegalizações -, haverá também concentrações em Gasteiz, Iruñea e Bilbo.
Em Gasteiz, a concentração é na quinta-feira (Andra Mari Zuria enparantza, 19h30); em Iruñea (Udaletxe plaza, 19h00) e Bilbo (Arriaga plaza, 19h30), haverá concentrações na sexta-feira.
Claro que, para além de todos os outros casos, estará especialmente presente a situação dos cinco jovens da região de Oarsoaldea (Gipuzkoa) que viram as condenações a seis anos de prisão recentemente confirmadas pelo Supremo Tribunal espanhol. Trata-se de Maitane Linazasoro, Xabier Lujanbio, Arkaitz Antza, Iosu Arruabarrena e Aitor Franco.
Recorde-se que os três primeiros decidiram esconder-se, explicando que essa lhes parecia a melhor resposta à situação para a qual os empurravam, por forma a poderem «prosseguir com o seu trabalho político». / Ver: eleak.info e eleak.info / Mais informação: gazteiraultza.info e Bilbobranka
Tribunal de Apelação de Roma aprovou o pedido de extradição de Lander Fernández
