terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Crónica: solidariedade com presos políticos bascos em Dublin

O apoio à manifestação de Bilbo em solidariedade com os refugiados e os presos políticos bascos era o propósito subjacente ao evento de dia 12 de Janeiro, organizado pelo Dublin Basque Solidarity Comittee. Exibiram-se vídeos da manifestação, distribuíram-se panfletos informativos e assistiu-se a um vídeo enviado de Euskal Herria a agradecer o trabalho solidário desenvolvido pelo Comité de Solidariedade de Dublin.

As pessoas começaram a aparecer e as portas do espaço anti-autoritário Seomra Spraoi abriram-se. Juntaram-se ali mais de cem pessoas, e a noite ficou marcada pelo excelente ambiente, para o qual contribuíram também muitos DJ.
Entre os participantes havia militantes de diversos grupos republicanos (dos dois lados da divisão do Acordo de Sexta-feira Santa), anarquistas e comunistas. Alguns vieram de Cork, no Sul do país, e outros de Belfast, no Nordeste. A assistência era maioritariamente irlandesa, mas também havia franceses, italianos, espanhóis, húngaros, ingleses, escoceses e, naturalmente, bascos.

Foi a primeira actividade pública do comité este ano. No final do mês, será enviada uma delegação a Derry para participar na manifestação em que se assinala o Bloody Sunday. Fez-se também um apelo à participação nas actividades da Semana de Solidariedade Internacional com Euskal Herria, que irá decorrer de 4 a 10 de Março.

Encontro solidário no 7Katu Gaztetxea e comunicado da Marcha Patriótica
No dia 12, o apoio à iniciativa a favor do presos políticos bascos foi grande. No 7katu, em Bilbo, a Askapena realizou, juntamente com o Komite Internazionalistak e o Herrira, um acto em que foi possível ouvir, em diversas línguas, as vozes de tantos colectivos de presos políticos que há no mundo. Os curdos que estiveram presentes no acto reivindicaram a liberdade do seu povo e recordaram as três activistas assassinadas poucos dias antes em Paris.
Por outro lado, a Marcha Patriótica, movimento político e social colombiano, enviou o seguinte comunicado de apoio à revindicação desse sábado: «¡Libertad a las y los prisioneros políticos vascos!» / Fonte: askapena.org

ESQUERDA ABERTZALE DENUNCIA JULGAMENTO de DOIS NAVARROS que HOJE COMEÇOU em PARIS
Começou hoje em Paris o julgamento de Ugaitz Astiz e Mikel Olza, dois habitantes de Iruñea; a Iruñeko Ezker Abertzalea considerou que se trata de mais «um obstáculo à resolução».
Numa nota, a esquerda abertzale de Iruñea diz que este julgamento não é mais do que «um novo obstáculo» no caminho que tem de ser percorrido em prol da resolução do conflito. «Pensamos que este tipo de actuações apenas servem para prolongar o conflito político e a situação de excepção que vivemos».
A esquerda abertzale considera que, neste tempo de soluções, o caminho a fazer é o do repatriamento dos Refugiados e Presos Políticos Bascos. Por isso, reclama o abandono da estratégia da «vingança e do bloqueio» de uma vez por todas e que se abram as portas à resolução democrática. / Ver: ateakireki.com / Vídeo: Concentração em Paris e declarações

MUNICÍPIO de ZIORTZA-BOLIBAR EXIGE LIBERDADE de ANDONI LARIZ e URTZI ETXEBARRIA
A sessão de Câmara de Ziortza-Bolibar (Bizkaia) aprovou ontem por unanimidade o pedido de liberdade de Andoni Lariz e Urtzi Etxebarria, que foram detidos no dia 11 de Janeiro na Borgonha (frantziar Estatua), e expressou a sua solidariedade aos familiares dos detidos. A moção, apresentada pelo Bildu (3 vereadores), contou com o apoio do PNV (4 vereadores).
Em defesa dos presos, ontem houve concentrações em Altsasu (44), Euba (Zornotza) (13), Trintxerpe (Pasaia) (20), Ataun (20), Zaldibia (18), Astrabudua (Erandio) (17), Altza (Donostia) (17), Iruñea (62), Gernika (34), Bermeo (15), Iurreta (32), Otxarkoaga (Bilbo) (50), Laudio (36) e Berango (17). / Fonte: Gara