
O texto, publicado na revista digital local Zaldiberri, é subscrito pelos actuais vereadores do Bildu e por antigos vereadores de Euskal Herritarrok, Herri Batasuna, ANV, um antigo vereador do PNV e outro do EA.
«Provocação constante»
Os 21 signatários consideram que o decreto para instalar a bandeira «faz parte de uma estratégia de constante provocação que visa torpedear um novo tempo em que a paz total e a capacidade de livre decisão do conjunto dos cidadãos bascos sejam as bases para construir democraticamente o futuro».
No texto, pede-se ao Governo espanhol, ao PP e ao PSOE que «respeitem o desejo da maioria de Zaldibar», por forma a não terem «de colocar uma bandeira que não sentem como sua».
Como resposta à decisão de Madrid, pedem também aos habitantes que «manifestem a sua discordância com a imposição do símbolo», exibindo de forma massiva a ikurriña.
Este colectivo vai apresentar uma moção contrária à imposição da bandeira espanhola na sessão de câmara extraordinária de 10 Janeiro e prepara ainda outras medidas. / Ver: Gara / Mais informação: Zaldiberri: Zaldibarko ezker abertzalearen agerkaria (23/12/2012)