sexta-feira, 21 de junho de 2013

Aritz Azkona: «Sem vocês não conseguiremos travar a estratégia repressiva dos estados»

A Motxuelo Bideoak entrevistou habitantes do bairro de Iturrama (Iruñea), alguns dos quais imputados em diversos processos judiciais. Um deles é Aritz Azkona, condenado a seis anos de cadeia pela sua militância política na Segi e que aguarda por uma decisão do Supremo Tribunal espanhol relativa a essa condenação.
Amanhã, às 11h30, na Praça do Castelo de Iruñea vai poder ver-se o Herri Harresia ou Muro Popular a la navarra que está a ser criado, por forma a evitar que Maider Caminos, Luis Goñi, Xabi Sagardoy, Aritz Azkona e Mikel Jimenez (actualmente na prisão) sejam encarcerados por causa deste processo. / Fonte: ateakireki.com / Ver: «Entrevista a Aritz Azkona» (Info7 Irratia

Ver também: «Uma sentença sem provas e com erros ameaça mandar para a prisão cinco jovens navarros», de Martxelo DÍAZ (Gara)

Josu Esparza, antigo porta-voz do Movimento pró-Amnistia, pode ir parar à prisão
Nos próximos dias, deve-se saber-se se o ex-porta-voz do Movimento pró-Amnistia Josu Esparza irá parar à cadeia por ter participado na Korrika de 2009, no quilómetro onde se exibiram fotos de presos políticos bascos. Em princípio, a pena dos restantes arguidos neste processo será suspensa, pelo facto de não ultrapassar os dois anos. Contudo, no caso de Josu Esparza, a Audiência Nacional espanhola insiste que a pena seja cumprida na prisão.
Na próxima quarta-feira, dia 26, às 18h30, realiza-se uma assembleia popular no bairro da Txantrea (na Auzotegi). / Fonte: ateakireki.com

Nahikari aske, solidariedade com a presa donostiarra Nahikari Otaegi (ver Gara e Eleak)