sexta-feira, 14 de junho de 2013

Concentrações contra o julgamento do Batasuna no processo das herriko tabernas

Ontem à tarde, houve concentrações de protesto por todo o País Basco contra o processo 35/02, conhecido como o das herriko tabernas, com o lema «Konponbideari erasorik ez! Utzi Euskal Herria bakean!» [Não aos ataques à resolução! Deixem Euskal Herria em paz!]. No âmbito deste caso, foram constituídos arguidos 40 membros da esquerda abertzale. O julgamento começa a 17 de Outubro.

Concentração em Iruñea (eus / cas)

Na concentração de Donostia, que reuniu cerca de cem pessoas no Alderdi Eder, o porta-voz do Sortu Pernando Barrena sublinhou que «neste momento o PP é o principal inimigo da paz, porque tem medo da paz e de um cenário político em que os bascos possam decidir livremente o seu futuro».

O porta-voz do Sortu disse ainda que o julgamento relacionado com o processo 35/02 tem um «carácter claramente político» e que, com este tipo de processos e a continuidade da «criminosa política penitenciária», o Governo espanhol «procura condicionar o novo cenário político em Euskal Herria e impedir, por todos os meios, que o processo de paz e de soluções seja viável». / Ver: ateakireki.com, Gara e BilboBranka / Fotos (sortu)