Numa conferência de imprensa que hoje deram em Altsasu (Nafarroa), representantes da iniciativa popular «Alde hemendik» [vão-se embora] explicaram que foram convocadas mobilizações com o lema «Alde hemendik, utzi bakean Euskal Herria» [vão-se embora, deixem Euskal Herria em paz] para dia 15 de Junho, às 19h30, em quinze localidades: Agoitz, Iruñea, Altsasu, Leitza, Elizondo, Lekunberri (Nafarroa), Durango, Galdakao, Gernika, Bilbo (Bizkaia), Eibar, Oñati, Ordizia, Zarautz (Gipuzkoa) e Laudio (Araba).
Nas mobilizações, vão pedir que todas as «forças de ocupação» se vão embora de Euskal Herria. «As forças policiais que vieram fazer a guerra e espezinhar o nosso povo não têm aqui lugar», diz-se no texto de apresentação do movimento.
Denunciaram a «eterna militarização» em Euskal Herria e apresentaram alguns dados: há actualmente 23 800 polícias e militares em Euskal Herria, o que triplica o rácio proposto pela UE. Na verdade, a UE recomenda dois polícias por cada mil habitantes e em Euskal Herria há seis. / Fonte: Berria e naiz.info