
Para o Herrira, «os refugiados políticos bascos têm direito a viver em Euskal Herria com dignidade, e dar uma resposta positiva à sua situação é fundamental para se construir uma paz justa, inclusiva e duradoura». / Fonte: herrira.org
Proibida a kalejira a favor dos presos nas festas de São João em Arrasate
O Tribunal de Donostia suspendeu provisoriamente o cortejo a favor dos presos incluído no programa de segunda-feira das festas de São João, em Arrasate (Gipuzkoa).
O delegado do Governo espanhol na CAB, Carlos Urquijo, solicitou ao Ministério Público que interpusesse um recurso contra a iniciativa. Tal veio a acontecer e a kalejira foi proibida.
Agora, a Câmara Municipal de Arrasate têm um prazo de três dias para recorrer; depois, o Tribunal tomará uma decisão definitiva. / Ver: Berria e naiz.info
«Arkaitz Agirregabiria e Zuhaitz Errasti puseram fim à greve de fome em Bordeaux-Gradignan» (etxerat.info)
Ambos os presos políticos se encontravam em greve de fome desde o passado dia 13. Ontem, puseram fim ao protesto, depois de lhes ter sido marcada uma reunião com o director do estabelecimento.

Note-se que o museu teve mais de um milhão de visitantes em 2012. Como bem se entende, a direita espanhola tem todo o interesse em manter a realidade dos presos políticos bascos longe dos olhares de tanto forasteiro.