terça-feira, 25 de junho de 2013

Ataques fascistas cada vez mais comuns em Iruñerria

No sábado passado, em Iruñea, apareceram sete pintadas numa das entradas da Cidadela, uma zona onde os fascistas executaram quase trezentas pessoas na sequência do golpe militar de 1936.

«Buenas noches, rojos de mierda», pode ler-se numa delas, a poucos metros do monumento em memória dos assassinados. Os autores também escreveram expressões como «Pamplona no es un zoo» e desenharam suásticas, cruzes celtas, ou número 88 (que representa o "Heil Hitler"). (SareAntifaxista via lahaine.org)

Numa nota, o Grupo Municipal do Bildu manifestou o seu repúdio por estas inscrições de carácter fascista e considerou que deviam ser denunciadas de forma oficial pela Câmara Municipal, algo que a equipa de governo da UPN se recusou a fazer. [Ver nota do Bildu Iruñea (eus / cas)]

Em Atarrabia, desconhecidos atacaram a Etxe Beltza elkartea
Ontem à noite, desconhecidos atacaram a sociedade Etxebeltza, em Atarrabia (Nafarroa), cortando as bandeiras (a de Nafarroa e a Ikurriña) que estavam na sua fachada. Este tipo de ataques é cada vez mais comum em Iruñerria [Comarca de Pamplona].
Na semana passada, o alvo foi a Berdintasuna elkartea, em Uharte; e, nos últimos tempos, têm aparecido também com frequência símbolos fascistas - pintadas, autocolantes, etc. - no espaço público. / Ver: ateakireki.com