segunda-feira, 17 de junho de 2013

Urquijo pediu a Paris que tome medidas contra organizadores e participantes do acto de Biarritz

O delegado do Governo espanhol na Comunidade Autónoma Basca, Carlos Urquijo, disse esperar que o Executivo francês tome medidas contra quem organizou ou quem esteve no acto levado a cabo pelo Colectivo de Refugiados Políticos Bascos em Biarritz (Lapurdi) no sábado passado, considerando que deviam sofrer «algum tipo de consequência».

Em declarações à Radio Bilbao, Urquijo disse mesmo que, na sequência do acto que decorreu em Biarritz, se deveria efectuar alguma detenção, pois alguns dos seus participantes podem ter processos judiciais pendentes.

«Imagino que a Polícia francesa tenha tomado nota do que ali se passou. Claro que o momento para efectuar uma detenção não é quando está a decorrer um acto com centenas de pessoas. Pode ser muito complicado. Mas penso que nos próximos dias devia haver consequências para os organizadores ou alguns dos participantes nesse acto», afirmou Urquijo.

O delegado disse ainda que «não haverá impunidade para nenhum terrorista com processos pendentes em Espanha» e que irá capturar quem estiver nessas condições, por ser essa «a nossa obrigação enquanto Estado de direito» e em virtude do «compromisso que temos com as vítimas». / Ver: naiz.info / Ver também: Berria e kazeta.info

«Ederra da gure herria eta ederra da gure borroka»
[É lindo o nosso povo e é linda a nossa luta]