quinta-feira, 20 de junho de 2013

Ruper Ordorika criou uma nova versão do «Sarri Sarri»

Em Outubro, o músico natural de Oñati (Gipuzkoa) dá a lume um novo álbum, Azukre koxkorrak, no qual se inclui a adaptação do conhecido tema «Sarri Sarri», dos Kortatu, sobre a fuga de Joseba Sarrionandia, Sarri, e Iñaki Pikabea, Piti, da prisão de Martutene.
Ontem, na Euskadi Irratia ouviu-se uma das canções do novo álbum de Ruper Ordorika, uma versão mais calma e suave do tema «Sarri Sarri». Ordorika incluiu assim no seu universo a conhecida canção publicada pelo trio de Irun (Gipuzkoa) em 1985. No processo de criação do «Sarri Sarri», que se centra numa célebre fuga de dois presos políticos bascos da cadeia, os Kortatu adaptaram uma versão do tema «Chatty Chatty», do grupo jamaicano Toots and the Maytals.

Ao longo da sua carreira, Ruper Ordorika não criou muitas versões, mas, ainda assim, gravou e cantou umas quantas: «The Age of Self», de Robert Wyatt, «Gure bazterrak», de Mikel Laboa, ou «Ama zer duzu nigarrez», de Etxamendi eta Larralde, para referir algumas. O seu último trabalho foi publicado em 2011: Hodeien azpian (Elkar). / Ver: Berria

[Hitzak / Letra] Sarri, Sarri, Sarri, Sarri, Sarri, Sarri, askatu!