terça-feira, 11 de junho de 2013

O movimento Herrira está a fazer tudo para que Josune Arriaga não seja levada de Iruñea

Numa nota, o movimento Herrira anunciou que está a fazer tudo ao seu alcance para que a presa política Josune Arriaga não seja levada de Iruñea, depois de na semana passada esta ter podido visitar a mãe (com uma doença terminal) pela primeira vez em dez anos. Para tal, depois de um longo tempo de espera, Josune recebeu uma autorização especial e foi transferida para a prisão de Iruñea.

Agora, o Governo espanhol quer mandá-la para longe da sua terra outra vez, impedindo-a de estar perto da mãe e do resto da família num momento difícil. Para o Herrira, isto é «uma verdadeira crueldade, uma violação dos direitos fundamentais desta família navarra».

Assim, o Herrira pede a todos que ajudem a impedir esta crueldade e que participem nas mobilizações convocadas para os próximos dias:
Sexta-feira, 14 de Junho, concentração às 12h00 frente à Delegação do Governo espanhol em Iruñea. (Mobilização organizada conjuntamente pelo Herrira e pelo sindicato LAB).
No mesmo dia, a situação de Josune também estará presente na concentração pelos presos no passeio de Sarasate, às 20h00.

Segunda-feira, 17 de Junho, concentração frente à sede do PP às 20h00.
Se Josune for transferida, o Herrira tornará pública uma nota a dar conta da situação. Nesse caso, convocará para o dia seguinte, às 11h30, uma grande conferência de imprensa-protesto frente ao Parlamento de Nafarroa. Pedimos a vossa atenção. Adi egon! / Ver: lahaine.org

O Tribunal de Pau adia para 18 de Junho decisão sobre mandados europeus contra Ibon Fernández
Segundo divulgou a kazeta.info, o Tribunal de Pau irá deliberar sobre os dois mandados europeus emitidos contra o preso Ibon Fernández, encarcerado no Estado francês desde 2003, no dia 18 de Junho. Fernández foi notificado destes procedimentos judiciais ao longo do mês Maio; na sessão marcada para hoje, o tribunal adiou a decisão. O advogado de defesa mostrou-se contrário à aplicação da medida mencionada; já o procurador mostrou-se favorável à sua aplicação.

Fernández foi condenado a 30 anos de prisão no Estado francês - 20 dos quais para serem cumpridos forçosamente; e ainda enfrenta mais três casos no Estado espanhol.
Há algum meses, a associação Jaiki Hadi fez saber que lhe tinha sido diagnosticada esclerose múltipla e tanto a Etxerat como o Herrira (que realizou uma acção de protesto em Pau) solicitaram tanto a sua libertação como a de todos os presos políticos com doenças graves e incuráveis, bem como a desactivação de todas as medidas que implicam a pena perpétua. / Ver: naiz.info e kazeta.info

Concentração pelos presos frente à sede do PP em Iruñea
Ontem à tarde, como acontece todas as segundas-feiras, realizou-se uma concentração - em que participaram 47 pessoas - frente à sede do PP em Iruñea para reivindicar o direito dos presos a viver em Euskal Herria. Nas faixas podia-se ler: «Euskal Preso eta Iheslariak Herrira» e «La dispersión mata». / Fonte: lahaine.org