quarta-feira, 19 de junho de 2013

O Herrira pede a libertação de cinco presos bilbaínos a quem foi aplicada a doutrina 197/2006

O Herrira concentrou-se hoje frente à Audiência Provincial da Bizkaia, em Bilbo, atrás de uma faixa em que se lia «Giza Eskubideak. Irtenbidea. Bakea. 197/2006 Doktrina Eten. Joseba, Inma, Fernando, Raul eta Josu Askatu», em alusão aos cinco presos bilbaínos - Joseba Artola, Inma Patxo, Fernando Del Olmo, Raul Alonso e Josu Amantes - aos quais foi aplicada a doutrina 197/2006, conhecida como «doutrina Parot».

Roberto Noval, membro do Herrira, disse que a concentração teve como objectivo denunciar esta norma penal. Joseba Artola, um dos visados pela dita, que lhe foi aplicada há sete anos, cumpriu esta quarta-feira 27 anos na prisão. «Mais sete anos de cadeia», criticou Noval.

O Herrira afirmou que esta doutrina viola os direitos dos presos e deu a conhecer uma série de actividades que o movimento levará a cabo em protesto contra a situação, no âmbito da iniciativa itinerante «Herritarron Epaia» [Sentença dos Cidadãos], que o Herrira lançou em Tafalla (Nafarroa) no passado dia 8.

A «sentença» deve «passar pelos vários bairros de Bilbo» e no dia 24 haverá uma concentração na Praça de Indautxu (19h30) para denunciar a situação de Josu Amantes, preso do bairro a quem também foi aplicada a medida. No dia 28, às 12h30 tem início uma concentração na capital biscainha que se irá prolongar durante sete horas; a iniciativa popular «estará aberta a todos os cidadãos de Bilbo que queiram participar». (naiz.info)

Marcha solidária com Bilbao e Azkargorta, submetidos à «doutrina Parot»
No passado dia 9 de Junho, partiu de Lemoa (Arratia, Bizkaia), terra natal do preso Iñaki Bilbao, uma marcha até à prisão de Zuera (Saragoça). Ali, um grupo de pessoas reclamou tanto a libertação de Bilbao (na cadeia há 22 anos) como a do aramaioarra Azkargorta (na cadeia há 25). Ambos se encontram na referida prisão espanhola e a ambos foi aplicada a doutrina 197/2006. (herrira.org)

Em Gernika, exposição de obras de arte realizadas na prisão por mulheres presas
Decorre de 20 a 28 de Junho, no Astra de Gernika (Bizkaia), uma exposição de obras de arte realizadas na prisão por mulheres presas, organizada pelo Herrira e pelo Bilgune Feminista de Gernika-Lumo.
Esta exposição, que já esteve patente ao público em Ondarroa, inclui mais de 100 trabalhos de 25 presas e ex-presas: quadros, artesanato, roupas, brinquedos [bonecos] para crianças, etc.

A apresentação da exposição - amanhã, dia 20, às 19h30 - incluirá uma mesa-redonda sobre «Emakumea eta kartzela» [a mulher e a prisão], com a participação de duas ex-presas de Gernika. Segue-se um beberete [luntxa]. / Ver: herrira.org

«Protesto contra a dispersão dos presos frente à sede do PP em Iruñea» (ateakireki.com)
Como é habitual às segundas-feiras, um grupo de pessoas (anteontem foram 53) reuniu-se em Iruñea, frente à sede do PP, para reivindicar o direito dos presos políticos bascos a viverem em Euskal Herria. Nas faixas, lia-se: «Euskal Preso eta Iheslariak Herrira» e «La dispersión mata».

«[Vídeo] O Parlamento navarro condena as pintadas a giz na fachada da Câmara contra o afastamento da presa política Josune Arriaga» (ateakireki.com)
UPN, PSN e PP, partidos políticos que recentemente se opuseram a uma declaração contra o afastamento de Arriaga, decidiram agora condenar as dezenas de pessoas que pediam que esta presa pudesse visitar a mãe nos seus últimos dias. NaBai e Bildu votaram contra a declaração de condenação de quem exigia o respeito pelos direitos humanos e a Izquierda-Ezkerra absteve-se.