terça-feira, 25 de junho de 2013

Jokin Aranalde e Beñat Atorrasagasti foram libertados com medidas de coacção

Jokin Aranalde e Beñat Atorrasagasti, ontem detidos pelas forças de ocupação em Heleta (Nafarroa Beherea) e Urruña (Lapurdi), respectivamente, foram hoje presentes a um juiz no Tribunal de Pau, onde foram notificados dos mandados europeus emitidos contra eles pelo Estado espanhol.

Foram ambos libertados, mas ficam sujeitos a medidas de coacção até ao início do julgamento [o Berria diz que é a 9 de Julho] em que se tomará uma decisão sobre a aplicação dos mandados europeus. Em Pau, os dois cidadãos bascos receberam o apoio de dezenas de pessoas, que também levaram a cabo uma concentração.

As detenções de Aranalde e Atorrasagasti assumem um carácter de represália pelo acto público «Herria dugu arnas», que se realizou no passado dia 15 em Biarritz (Lapurdi). Aranalde é um dos interlocutores do Colectivo de Refugiados Políticos Bascos (EIPK, em euskara) e esteve presente nesse encontro.

Em protesto contra as detenções, ontem realizaram-se várias concentrações em Ipar Euskal Herria: em Donibane Garazi, Ziburu, Hendaia e Baiona. Para hoje, às 19h00, está convocada nova concentração em Hendaia, frente ao casino velho. / Ver: naiz.info e kazeta.info

Ver: «Jokin Aranalde, porta-voz dos refugiados bascos, e Beñat Atorrasagasti foram presos pela Polícia francesa» (aseh)

Concentração em Baiona: Jokin eta Beñat askatu!