terça-feira, 25 de junho de 2013

Negociação colectiva: um militante do LAB detido e vários identificados em acção frente à sede do patronato da Bizkaia

Hoje, militantes do sindicato LAB levaram a cabo uma acção de protesto frente à sede do patronato biscainho (CEBEK) na Gran Via (Bilbo), com o lema «Sektore eta enpresetako gure hitzarmenen defentsan» [em defesa dos nossos acordos sectoriais e nas empresas]. Alguns sindicalistas acorrentaram-se à entrada do edifício para denunciar «a atitude fechada» do patronato e o «bloqueio da negociação».

A Ertzaintza identificou as pessoas acorrentadas e cortou as correntes, acusando os trabalhadores de «desordens públicas e coacção». Nesse momento, os agentes começaram a empurrar as pessoas que ali estavam concentradas e um militante do sindicato foi detido, sendo acusado de «agressão à autoridade», segundo divulgou o sindicato numa nota.

O LAB criticou com veemência a atitude da Ertzaintza, «pela agressividade que emprega contra as reivindicações dos trabalhadores», «numa acção de protesto pacífica».

O sindicato insiste que «a luta e a mobilização dos trabalhadores é a melhor forma de defender a negociação [colectiva]».

Por último, o sindicato faz um apelo à participação na manifestação convocada para este sábado em Bilbo e nas paralisações e mobilizações convocadas para dia 4 de Julho. / Fonte: BilboBranka

Em Iruñea, concentração ruidosa frente ao Parlamento navarro para exigir uma política pública de emprego
Fonte: LAB via ateakireki.com